Os primeiros leitos de enfermaria e terapia intensiva exclusivos para pacientes com Covid-19 do Hospital das Clínicas (HC) foram entregues nesta terça-feira (11) e já estão prontos para uso. O investimento é resultado de parceria inédita entre a Câmara de Goiânia, a Prefeitura da capital e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os recursos para a implantação dos leitos, R$ 19,1 milhões, são provenientes de recursos de emendas impositivas de 31 vereadores revertidos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizou as obras. A UFG, gestora do HC, cedeu as instalações para a criação das unidades de enfermaria e de terapia intensiva (UTI) no novo prédio da instituição de saúde.

Os investimentos permitirão que sejam ofertados, segundo a demanda de internação, até 30 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI. “Esperamos que não seja necessário utilizarmos a capacidade máxima dos leitos, mas caso seja, os leitos estarão aqui, resultado dessa parceria histórica entre UFG, Câmara e Prefeitura, uma parceria única no País”, disse o reitor da universidade, Edward Madureira.

Comandaram a entrega dos leitos o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), o prefeito Iris Rezende (MDB) e o reitor Edward Madureira. Participaram da solenidade os vereadores Andrey Azeredo, Anselmo Pereira, Cabo Senna, Cristina Lopes, Denício Trindade, Doutor Gian, Gustavo Cruvinel, Paulo Magalhães, Rogério Cruz e Zander Fábio.

“A parceria administrativa para melhorar a vida da população da nossa capital é a prioridade dessa gestão, que participa dos investimentos nesta e em outras iniciativas”, afirmou o presidente Romário Policarpo. “É um gesto de humanidade, fruto de uma Câmara de Goiânia que trabalha em sintonia com a administração municipal e não mede esforços para colaborar com a nossa cidade”, disse Iris.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, com as novas aquisições, o município passa a dispor de 230 salas de UTI, que podem chegar a 300, além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414 caso seja necessário. “A pedido do prefeito, falamos com todos os vereadores”, disse o líder do governo no Legislativo, Wellington Peixoto (DEM).

A parceria entre as instituições prevê a cessão da estrutura de tratamento para Covid-19, no HC-UFG, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da Covid-19. Além dos leitos, no local terá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, 300 profissionais entre médicos, enfermeiros e nutricionistas, além de servidores técnico-administrativos atuarão no HC já nesta primeira semana. Caso a unidade amplie a capacidade de internação para os 300 leitos previstos em capacidade máxima, o quantitativo de profissionais exclusivos poderá chegar 1.500 servidores.