A Prefeitura de Goiânia lançou nesta sexta-feira (03/12) o VacinAção, programa que tem parceria com o setor produtivo e visa aumentar a imunização dos moradores da capital contra a Covid-19. O programa prevê várias ações diferentes que visam buscar aquelas pessoas que já estão aptas, mas ainda não se vacinaram.
A ideia é levar a vacina para as praças, terminais de ônibus, centros comerciais de rua com grande circulação de pessoas como a 44, shoppings, grandes empresas, ou seja, chegar ao máximo de pessoas possíveis até o dia 22 de dezembro. Três vans, devidamente plotadas, serão usadas na vacinação itinerante a partir deste sábado (4/12). Vão levar vacina aos bairros mais distantes, locais abertos, como praças e ruas.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), reforça a importância do setor empresarial para o sucesso da ação. “É com grande alegria que anuncio o lançamento deste programa, por meio do qual faremos o que mais gostamos, que é cuidar das pessoas. Me orgulha muito poder contar com os empresários, com as empresas, também com a imprensa, todos têm nos ajudado bastante nessa missão”, reforça o prefeito.
“Nesta quinta-feira uma equipe da Secretaria de Saúde de Goiânia já esteve na Ceasa e só de primeira dose vacinou 178 pessoas, ou seja, pessoas que já poderiam, mas ainda não tinham tomado a primeira dose. Esse é um pequeno exemplo do que faremos neste mês de dezembro e para que tenhamos êxito é preciso que a população caminhe conosco, precisamos da participação de todos, os setor produtivo já está ao nosso lado”, conclama o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.
O secretário lembra que a ação coincide com um cenário de quarta onda da pandemia de Covid-19 em meio a nova variante Ômicron. “Goiânia não tem nenhum caso com essa nova variante. Mas, em meio a uma preocupação mundial, com o aumento de infecções em diversos países, a imunização com segunda e terceira doses se torna ainda mais importante”, enfatiza o secretário.
Balanço vacinação em Goiânia
Total de doses recebidas (D1, D2 e D3): 2.246.778
Total de doses aplicadas: 2.206.869 (D1, D2 + REFORÇO)
Primeira dose: 1.114.952 equivalente a 85,8% da população acima de 12 anos
Segunda dose e dose única: 931.660, equivalente a 71,7% da população acima de 12 anos
Reforço: 160.257 doses aplicadas