Durante a Black Friday, fiscais do Procon Goiás vão atuar em regime de plantão para atender às reclamações de compradores ao longo do dia, pelos canais de atendimento 151 (telefone) e Procon Web (internet).
Este ano, pela primeira vez, os fiscais do órgão estarão em postos instalados em três shoppings centers de Aparecida de Goiânia e Goiânia para fazer o atendimento in loco, em caso de irregularidades como a divergência de preços de produtos. Outra equipe ficará na sede da repartição, para se deslocar a outras regiões das cidades e averiguar irregularidades.
“Como essa é uma data muito esperada para alavancar o comércio, que amarga uma crise histórica em decorrência da pandemia, esperamos que os fornecedores sejam conscientes e respeitem o Código de Defesa do Consumidor”, afirma Allen Viana, superintendente do Procon Goiás.
As práticas mais recorrentes nesta época são a chamada maquiagem de preço, que ocorre quando os comerciantes elevam o valor dos itens na véspera da Black Friday para simular um desconto e a não entrega do produto. Isso ocorre principalmente em compras online, que neste ano, devem ser a principal forma de comércio do período.
Para evitar prejuízos aos consumidores, o Procon Goiás fez o levantamento dos preços de forma antecipada de 50 estabelecimentos comerciais, para que os consumidores possam comparar os preços durante a promoção da Black Friday com períodos anteriores. As planilhas de preços estão disponíveis no site do Procon Goiás. Veja aqui
Apesar de ser um dia bastante esperado pelos consumidores por causa das promoções, o Procon Goiás recomendou para as pessoas evitarem aglomerações para se prevenirem contra a Covid-19, além de usarem o álcool gel e as máscaras. Além disso, o órgão destacou que “se possível, deem preferência às compras on-line.”
Jornal Opção