Filme paraguaio, premiado no Festival de Roterdã, compõe a programação do Fica e é exibido pela primeira vez no Brasil, com a presença da cineasta Paz Encina

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) realizou, nesta segunda (30), uma sessão especial no Cine Teatro São Joaquim para a exibição do filme “Eami”. O evento marcou a abertura oficial das mostras competitivas de cinema, que vão até dia 04 de junho.

Antes da exibição do filme, foi realizada a cerimônia de abertura das mostras, que contou com a participação de várias autoridades ligadas às secretarias envolvidas na produção do Fica. Entre elas, o Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Vitor Cadillac, falou sobre a importância do festival para a cultura e para o desenvolvimento sustentável e que a 23º edição do Fica deu mais autonomia para a sociedade vilaboense, tanto na participação quanto na construção do festival.

“O grande diferencial é que as histórias estão sendo escritas e narradas pelos seus principais protagonistas: os realizadores locais, os comerciantes, as pessoas que, de fato, vivem o dia-a-dia da cidade”, pontuou o superintendente.

O Secretário de Cultura do Estado de Goiás, Marcelo Carneiro, agradeceu as equipes envolvidas na realização do Fica e discursou sobre a importância de ações que visam a preservação ambiental. Disse ainda que o Fica é uma ferramenta poderosa para atingir as pessoas e contribuir na criação de consciência. “É preciso, enquanto sociedade, sair da etapa da informação, para a ação civilizatória”, ressaltou.

Em seguida, a consultora de Cinema do Fica, Fabiana Assis, falou sobre o privilégio do festival ser o primeiro espaço em que o filme Eami será exibido no Brasil. Disse ainda que a temática do filme encaixa perfeitamente nos assuntos que serão abordados na 23º edição do Fica, que é Meio Ambiente e Saúde. Finalizou agradecendo a presença da diretora Paz Encina.

Eami
A paraguaia Paz Encina parabenizou a realização do evento e agradeceu pela oportunidade de exibir sua produção em um festival tão importante quanto o Fica. A cineasta comentou sobre as questões políticas presentes em Eami, pois, segundo ela, “o cinema é sempre político”, afirmou.

Após a cerimônia de abertura, foram oficialmente abertas as mostras competitivas da 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), com a exibição de “Eami”. O filme, que é uma mistura de fábula, etnografia e documentário, foi lançado no início deste ano, e já conquistou o prêmio mais disputado do Festival de Roterdã.