O Departamento de Comércio de Pequim, capital da China, recomendou aos importadores que evitem comprar alimentos congelados de países que enfrentam surtos graves do novo coronavírus. A orientação foi justificada pelo fato de alguns produtos importados mostrarem resquícios do vírus ao chegar na China, incluindo alimentos originários do Brasil.

“A alfândega e autoridades detectaram repetidamente o novo coronavírus em alimentos importados congelados”, disse o Departamento de Comércio Municipal de Pequim em um comunicado emitido para empresas importadoras.

O órgão orientou que os importadores “evitem proativamente a importação de alimentos da cadeia de frio de áreas fortemente atingidas pelo coronavírus”, monitorem a situação de pandemia no exterior e façam planos alternativos para as importações.

A China não registrou nenhuma infecção local do novo coronavírus por mais de um mês, mas recentemente detectou o vírus na embalagem de produtos importados que chegaram à província de Jilin e à cidade de Qingdao. Em razão disso, neste mês o país asiático suspendeu as importações de alguns produtos congelados do Brasil, Indonésia e Rússia por uma semana ou mais.

Jornal Opção