Segundo a prefeitura, iniciativa mostra a importância da denúncia e formas de fazê-la. Terminais terão ações educativas e mil ônibus com cartazes da campanha pela cidade.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia lança, nesta quarta-feira (28), uma campanha contra o assédio sexual às mulheres dentro do transporte coletivo. Equipes da Secretaria de Assistência Social irão realizar uma blitz educativa no Terminal Cruzeiro, no Setor Cruzeiro do Sul, a partir das 8h, durante o lançamento da campanha. Mil ônibus com cartazes da campanha também passarão a circular pela cidade até o fim de setembro.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da iniciativa “Fim da linha para a importunação sexual contra as mulheres” é mostrar para a população a importância de denunciar e como fazer a denúncia.

Para a balconista Solange Sousa, de 29 anos, vítima de assédio sexual no transporte coletivo, a iniciativa é “extremamente necessária”.

“Muitos homens aproveitam quando o motorista acelera ou freia para “prensar” as mulheres. É muito desagradável. Acho que a iniciativa pode ajudar muito, tentar já é um passo”, diz.

Solange Sousa já foi vítima de assédio sexual em ônibus — Foto: Lis Lopes/G1
Solange Sousa já foi vítima de assédio sexual em ônibus — Foto: Lis Lopes/G1

De acordo com relatos de passageiras do transporte público, os casos de importunação sexual são frequentes. A vendedora Luciana Oliveira Alves afirma que já vivenciou diversas situações de assédio nos ônibus.

“Já aconteceu muitas vezes. Quase sempre o ônibus está lotado e os homens ficam pegando na gente, tentando passar a mão nas nossas partes íntimas”, relata.

A vendedora Andreia de Paula, de 39 anos, também já foi vítima de assédio sexual dentro de um ônibus e acredita que a campanha possa estimular as vítimas a denunciarem, mas diz que não vê perspectiva de diminuição dos casos.

“Se não tiver punição, acredito que não vai mudar nada. Essas pessoas que fazem isso não têm bom senso algum. Infelizmente, sempre tem um engraçadinho. É uma situação muito constrangedora”, comenta.

A lei, que considera importunação sexual como crime e prevê até cinco anos de prisão, completa um ano em setembro. Antes, casos similares eram tratados como contravenções penais com previsão de multa.

Passageira do transporte coletivo relata ter sido vítima de assédio sexual em ônibus — Foto: Lis Lopes/G1
Passageira do transporte coletivo relata ter sido vítima de assédio sexual em ônibus — Foto: Lis Lopes/G1

Campanha e denúncia

Além do Terminal Cruzeiro, outros três terminais de Aparecida de Goiânia também terão ações educativas sobre importunação sexual nos ônibus, sendo eles: Araguaia, Vila Brasília e Garavelo, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, respectivamente.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia divulga o número 180 para denúncias. Além dele, há o telefone (62) 3545-5821, disponibilizado pela Secretaria Executiva da Mulher, e o telefone (62) 3545-5821 para orientar vítimas de importunação sexual.

Ônibus no Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, Goiás — Foto: Lis Lopes/G1
Ônibus no Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, Goiás — Foto: Lis Lopes/G1

Fonte: G1 Goiás