Em balanço divulgado nesta terça-feira, 28, a prefeitura de Goiânia informa ter testado para o novo coronavírus, desde maio, 3.023 trabalhadores de saúde. Do total de exames, diz a Secretaria Municipal de Saúde, 19% positivos deram positivo.

Segundo a SMS, 301 trabalhadores da área da segurança pública também foram tesados, com 17% de casos de infecção registrados. Foram testados mais 650 servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG), sem informações quato ao percentual dos que tiveram a doença detectada.

Os trabalhadores da saúde e da segurança pública sintomáticos podem fazer o teste da Covid-19 nas tendas do projeto, que é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as faculdade Enfermagem, Medicina e Farmácia, Instituto de Ciência Biológicas (ICB) e Hospital das Clínicas da UFG.

Os testes oferecidos são os rápidos e PCR’s (considerados o padrão ouro no diagnóstico da Covid-19) e o fluxo de atendimento funciona como drive thru. Para evitar filas e aglomerações, durante a realização dos exames é necessário fazer o agendamento prévio das 9h às 16h, também de segunda à sexta-feira.

A SMS doou 550 testes rápidos para a Tenda de triagem, para que profissionais de saúde fossem testados. A diretora de vigilância epidemiológica, Grécia Pessoni, declara que a parceria entre SMS e UFG vem trazendo muitos bons resultados no combate à pandemia da Covid-19 em Goiânia, com a realização de testes, pesquisas e campanhas de conscientização da população.

Os profissionais que quiserem fazer os exames podem fazer o agendamento de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h. O horário de realização dos testes é de 9h às 13 horas no Centro de Aulas D, rua 235, Setor Leste Universitário (ao lado do IPTSP/UFG) (com informações e trechos do texto da Assessoria de Impresa da Prefeitura de Goiânia).