O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, que está internado em UTI para tratar complicações do coronavírus, ficou muito feliz ao receber a visita de dois netos pela primeira vez, desde que foi internado há dois meses, conforme contou Daniel Vilela ao G1, na noite deste sábado (26).

O encontro foi especial, na sexta-feira (25), para celebrar o Natal, mesmo de forma rápida. Segundo Daniel Vilela, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, onde Maguito está internado, abriu exceção para visitas no dia 25.

“Ele ficou muito feliz e sorriu ao ver meus filhos. Os meninos entraram lá e ficaram um pouco com ele no dia do Natal. É importante para ele ver a família”, disse Daniel Vilela.

Durante as visitas, Daniel disse que conversa com o pai sobre a família e sobre os negócios da fazenda. Por enquanto, a política entra pouco na pauta da conversa. Mas o político demonstra interesse no tema quando o filho comenta algo sobre a transição na Prefeitura de Goiânia. Maguito foi eleito prefeito em 15 de novembro.

Com a sedação mais leve em razão de boa recuperação do quadro clínico, o político acorda e dorme várias vezes durante o dia. Maguito ainda não consegue falar por causa da traqueostomia, como explica Daniel Vilela, e acaba por balbuciar algumas frases.

“O ar que vem dos pulmões sai pela traqueostomia e não passa nas cordas vocais, por isso ele balbucia ao falar. Mas está bem. Os pulmões se regeneraram bem e a respiração dele é boa, tanto que ele que controla a máquina de ventilação”, detalha o filho.

Histórico de internação

Maguito testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia.

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e foi transferido para São Paulo. Em 30 de outubro, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento.

O político apresentou piora e voltou à ventilação mecânica em 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições. Dois dias depois, o candidato iniciou o tratamento respiratório com ECMO, uma máquina que imita as funções dos pulmões.

Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.

No dia 11, o político apresentou um sangramento nos pulmões e passou por uma cirurgia para controlar o quadro. Após o procedimento, ele não teve mais hemorragias nos órgãos.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de 10 dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político, localizada no sudoeste de Goiás.

G1