O professor Leonardo Guerra de Rezende Guedes, engenheiro eletricista e titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), foi entrevistado na noite desta sexta-feira (25) em matéria do Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo. Doutor pela Unicamp e com pós-doutorado no Japão, Guedes abordou dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que fazem alerta sobre casos cada vez mais comuns de acidentes elétricos.

Conforme o noticiário, quase 400 pessoas já morreram no país em 2023, vítimas de acidentes elétricos, um aumento de quase 4% em relação ao primeiro semestre do ano passado. O televisivo, no entanto, deu foco às ocorrências envolvendo telefones celulares.

Conforme explicou o especialista goiano, cuidados básicos podem evitar grandes perigos relacionados aos choques ou incêndios provocados pelo uso indevido do celular, tais como não deixar o aparelho em locais molhados e não fazer uso do smartphone enquanto ele está conectado à rede elétrica. A utilização de carregadores originais também foi apontada por Guedes como uma importante atitude para evitar transtornos ou prejuízos. “O barato pode sair bem caro e custar até a própria vida”, alertou.