De janeiro a julho deste ano, o setor agropecuário foi responsável pela criação de 7.064 novos postos de trabalho em Goiás. O segmento registrou saldo positivo de empregos em todos os meses de 2020, ou seja, quando o número de admissões foi maior que de demissões. Só em julho, foram 504 novas vagas em atividades ligadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Somando com dados da indústria da área de alimentação – cuja matéria-prima tem origem na agropecuária -, a quantidade aumenta, pois só a área de fabricação de produtos alimentícios teve saldo de 1.145 novos postos de trabalho no mês passado. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apesar de a Covid-19 ter impactado diversos setores da economia, a agropecuária não parou as atividades ao longo do ano e isso refletiu de forma positiva na criação de empregos. “Enquanto outros segmentos passaram por dificuldades na contratação de mão de obra e por desemprego, a agropecuária se manteve na contramão dos índices, promovendo a inclusão de pessoas no mercado de trabalho e contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento de cidades”, disse o secretário.

Antônio Carlos enfatiza que o agro contribuiu não só para criar novos postos de trabalho no campo, mas também por incentivar, principalmente nos últimos dois meses, a retomada de vagas em setores como a indústria. “Algumas áreas dependem do agro como fonte de matéria-prima para suas atividades, como é o caso da indústria de alimentos, que registrou um dos maiores saldos positivos de emprego no mês passado”, comemora.  

O secretário acrescenta também que o setor agropecuário alcança resultados expressivos, principalmente na safra de grãos e em exportações, o que proporciona mais segurança para que produtores possam investir na atividade e, por consequência, oportunizar mais vagas de trabalho.

“É preciso reforçar ainda que o Governo de Goiás atua para fortalecer o agro e as cadeias produtivas deste setor, o que permite levar melhorias para todos que atuam direta ou indiretamente no meio rural”, informa o secretário. Ele explica que as ações vão desde internet em assentamentos rurais e operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos até investimentos em obras como barragens e entrega de máquinas e implementos agrícolas para melhoria da infraestrutura rural. “Temos seguido a orientação do governador Ronaldo Caiado em desenvolver políticas públicas, assim como levar projetos e melhorias para permitir a criação de emprego e renda, especialmente para as regiões mais vulneráveis no nosso Estado”, destacou o secretário.  

Contratações

Os números recordes alcançados pelo agro goiano e as ações voltadas para desenvolver o setor no Estado atraem cada vez mais a atenção de empresas e indústrias, o que permite, inclusive, investimentos na construção de novas unidades em Goiás. É o caso da Rech Agrícola, que já possuía oito lojas espalhadas pelos Estados de Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Goiás, e agora instala cinco novas lojas. Uma delas será em Rio Verde, no Sudoeste goiano, onde a empresa deve investir R$ 500 mil, com a expectativa de abertura de mais 10 vagas diretas de trabalho.

Somente no período de pandemia, quando muitos setores demitiram, a Rech Agrícola fez a contratação de 26 profissionais. Um deles é o Erik Ribeiro de Morais (na imagem acima), de 42 anos, consultor de vendas de campo da empresa. Ele começou as atividades no início de agosto, na unidade de Goiânia, mas atua no atendimento a produtores rurais de 15 municípios que integram a região da Estrada de Ferro em Goiás. “São locais ricos na produção agrícola e pecuária, comprovando a importância que o agro exerce na economia dessas cidades”.

Para ele, a vaga de trabalho representou uma excelente oportunidade de crescimento na profissão. “Trabalho no setor agropecuário há 20 anos e acredito no potencial desse segmento. Hoje, praticamente tudo passa pelo agro. Se o setor funciona, o mercado do bairro também funciona, tudo funciona. Por isso, busco desenvolver minhas atividades de forma que eu possa contribuir para esse crescimento e estimular ainda mais o desenvolvimento do agro goiano”, destaca.

Agro e a criação de empregos em 2020

Janeiro – 1.144
Fevereiro – 1.601
Março – 996
Abril – 685
Maio – 178
Junho – 1.956
Julho – 504
Total: 7.064 novos postos de trabalho
Fonte: Caged/Ministério da Economia

*Com informações do Caged

Comunicação Setorial Seapa – Governo de Goiás