A Universidade Estadual de Goiás (UEG) anunciou na tarde desta quinta-feira (12/11) que não retomará as aulas presenciais em 2020. Segundo comunicado da instituição, o seu Comitê de Ações Emergenciais definiu que as aulas seguirão de forma remota pelo menos até o dia 19 de dezembro, quando serão concluídas as atividades deste ano na universidade.

“Embora o Comitê de Operações Emergenciais do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde e as autoridades sanitárias de alguns municípios tenham facultado a possibilidade de retorno das aulas presenciais, desde que obedecidos os protocolos de biossegurança e o distanciamento social, o planejamento para retorno na UEG não é para o atual momento e, além disso, a instituição não tem condições estruturais para retorno imediato das aulas presenciais”, explica o comunicado.

A universidade também justificou que “o planejamento da universidade prevê carga horária para os docentes com as aulas remotas até o fim do atual semestre, bem como o planejamento dos docentes foi feito nesta perspectiva” . “Cabe ressaltar que resta pouco mais de um mês para o fim das atividades e a UEG não vê de maneira razoável a possibilidade de mobilização geral para que as aulas presenciais retornem ainda este ano”, continua.

A UEG informou, por fim, que o retorno das aulas presenciais só entrará no planejamento da UEG para 2021, sem data definida.