O governo de Goiás alerta que 2,6 milhões de goianos não tomaram todas as doses do esquema vacinal contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), isso significa que todas essas pessoas estão se colocando em risco, já que o coronavírus continua circulando com ao menos três variantes conhecidas.

A pasta lembra como deve ser a vacinação para cada pessoa:

  • População com 18 anos ou mais: três doses no total;
  • População com 60 anos ou mais: quatro doses no total;
  • População de imunossuprimidos (pessoas com alguma condição clínica que afeta o sistema imunológico): quatro doses no total.
Vacina contra Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Enio Medeiros
Vacina contra Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Enio Medeiros

IMUNIZAÇÃO

Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim explicou que as pessoas que não receberam o número de doses indicadas da vacina contra a Covid-19 (de acordo com sua condição de saúde e/ou idade) têm mais chances de serem contaminadas.

“O virus não parou de circular, as pessoas precisam entender isso. Pessoas não imunizadas, caso se infectem, têm possibilidade maior de serem internadas, terem quadros graves e, infelizmente, de irem a óbito também”, disse.

A SES-GO calculou, por exemplo, que os idosos não vacinados ou com vacinação incompleta representam seis vezes mais casos de internações e onze vezes mais mortes por causa da Covid-19, se comparados com as pessoas da mesma idade que tomaram todas as doses indicadas.

Flúvia avalia que os números atuais de pessoas contaminadas pelo coronavírus e que morreram por causa da Covid-19 estão baixos. A superintendente alerta que a vigilância deve ser constante para que seja possível perceber, o quanto antes, qualquer alteração nesses números.

“É o momento da vigilância ser mais ativa para a gente perceber, em tempo oportuno, qualquer mudança nesse padrão. Caso volte a aumentar, a gente precisa saber muito rápido”, completou.

EXAMES

Teste contra Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia/Jucimar Sousa
Teste contra Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia/Jucimar Sousa

G1