O governador Ronaldo Caiado (DEM) determinou ponto facultativo nos dias 24 de dezembro, que antecede o Natal, e 31, véspera de Réveillon. Em razão das celebrações de fim de ano, alguns serviços públicos de órgãos estaduais apresentarão mudanças na grade de funcionamento.

Com a medida, as repartições públicas estaduais não funcionarão entre os dias 24 e 27 de dezembro e reabrem normalmente de 28 a 30 de dezembro. Após essa data, o expediente só retorna no dia 04 de janeiro de 2021.

As atividades essenciais de interesse público, indispensáveis à continuidade de serviços, como as unidades de saúde, de policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação e fiscalização, serão mantidas.

As unidades de Vapt Vupt localizadas na capital e no interior vão funcionar em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro. Ao todo, 58 agências da rede vão realizar atendimento das 8h às 13h (confira quais no final do texto). Nos dias 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, todas as unidades estarão fechadas. Nos sábados seguintes aos feriados, 26 de dezembro e 02 de janeiro, não haverá atendimento nas agências que funcionam durante os finais de semana: Goiânia e Aparecida de Goiânia. Reforça-se que todos os serviços do Vapt Vupt são agendados por meio do portal www.vaptvupt.go.gov.br.

Não haverá atendimento nos escritórios da Saneago nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro, bem como em 1º, 02 e 03 de janeiro. Equipes manterão as atividades de campo para garantir o abastecimento e a manutenção de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o período de fim de ano na Central de Atendimento 0800 645 0115, no aplicativo Saneago e pelo site da companhia. Pelas redes sociais, o consumidor poderá fazer consultas e reclamações de falta de água e informar vazamento, enviando mensagens diretas pelo Facebook (facebook.com/saneagonarede), Twitter (@saneagonarede) e Instagram (@saneago).

As unidades do Detran-GO e do Procon-GO permanecerão fechadas em Goiânia nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Na segunda-feira (04/01), o atendimento será realizado normalmente dentro do horário habitual de cada unidade.

O Governo de Goiás reforça o pedido de doação de sangue neste fim de ano. As unidades da Hemorrede Pública terão funcionamento especial em Goiânia e no interior. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Hemocentro irá funcionar até 11h. Para evitar aglomerações, é preciso fazer o agendamento on-line ou pelo telefone 0800 642 0457, de forma totalmente gratuita. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente.

Prevenção


O Governo de Goiás, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), divulgou uma lista com regras importantes a serem observadas durante as festividades de fim de ano. Dentre as recomendações está o uso de máscara, o distanciamento de dois metros, evitar aglomerações de qualquer tipo e compartilhamento de utensílios.

A publicação reforça que ao receber convidados, a pessoa estará exposta a diferentes níveis de contágio. Nesse caso, o ideal é que eles levem a própria comida e bebida.

Vale ressaltar que nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão do novo coronavírus. A forma mais segura de passar as festas de fim de ano é em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram juntas.

Veja as agências do Vapt Vupt que vão funcionar nos dias 24 e 31 de dezembro em horário especial, das 8h às 13h

Goiânia
Praça Cívica, Campinas, Praça da Bíblia e shoppings Araguaia, Mangalô, Lozandes, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Buena Vista

Aparecida de Goiânia
Garavelo, Shopping Buriti e Aparecida Shopping

Anápolis
Anápolis Sul e Anashopping

Trindade
Centro e Maysa

Luziânia
Centro e Jardim Ingá