O embaixador chinês no Brasil, Yan Wanming, ironizou uma postagem no Twitter do Ministério da Saúde brasileiro que omitiu a origem de insumos chegado da China para a produção de novas doses da vacina contra a Covid-19, mencionando apenas que eles vieram do “exterior”.

Na rede social, o Ministério da Saúde publicou que “insumos do exterior para a produção de 12 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz desembarcaram neste sábado, 22, às 17h54, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro”. Poucas horas depois, Wanming postou uma imagem do tuíte, sublinhando “insumos” do exterior, e escreveu: “Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra”.

Uma hora após o comentário irônico do chanceler, o Itamaraty fez uma postagem nas redes sociais com um agradecimento à Chancelaria da República Popular da China pelos “esforços na pronta liberação dos insumos”.

As postagens ocorrem em um cenário no qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e integrantes do governos insistem em atacar a China, atrapalhando negociações para a liberação de insumos para a produção da vacina no Brasil. Eles sugerem que o país asiático se beneficia economicamente da pandemia e já até levantaram a possibilidade da Covid ter sido criada em laboratório.

Jornal Opção