Goiás registrou 14,4 milhões de raios em 2023, segundo o sistema de monitoramento da Equatorial, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado. O número é quatro vezes maior do que o ano anterior, que foi de aproximadamente 3,8 milhões.

Segundo dados do sistema de monitoramento de raios da Equatorial, as cidades com maior incidência de raios no estado são:

Niquelândia
Rio Verde
Cavalcante
Jataí
Cristalina
Mineiros
Serranópolis
Caiapônia
Nova Crixás
São Miguel do Araguaia

“Cerca de 20% dos problemas na rede de distribuição elétrica são ocasionados por raios. Essas descargas atmosféricas causam danos para a rede elétrica, provocar curto-circuito, queimar transformadores e ocasionar até acidentes fatais”, disse Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), explica que é preciso ter cuidado quando fortes chuvas e raios começarem a se formar.

“Você tem que procurar um lugar seguro. Não é embaixo de posto de gasolina, mas sim uma casa de alvenaria. Não ficar debaixo de árvores, não ir para um local aberto como o pasto, porque entre a terra e as nuvens, você pode ser o ponto mais alto e o raio pode te atingir”, disse.

G1 Goiás