O presidente Jair Bolsonaro dedicou o tradicional discurso de abertura do Brasil na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) à defesa das ações de seu governo na gestão da pandemia do novo coronavírus e dos ataques de que está sendo negligente com a preservação do meio ambiente.

A abertura da reunião multilateral, a 75ª da história entidade, criada após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi realizada na manhã desta terça-feira. Pela primeira vez na história, os discursos dos chefes de Estado que compõem a ONU foram transmitidos remotamente.

Em vídeo, Bolsonaro disse que sua posição no enfrentamento da pandemia sempre se sustentou na conciliação entre as medidas sanitárias de controle da disseminação do vírus e na preservação da economia. O presidente do Brasil destacou medidas como auxílio emergencial e atribui a crise à decisão de prefeitos e governadores de fechar o comércio.

Nos trechos do vídeo dedicados à questão ambiental, Bolsonaro voltou a citar o que vem chamando de interesse internacional na Amazônia e disse que o Brasil é alvo de “uma brutal campanha de desinformação”, se referindo tanto à floresta quanto ao Pantanal. As queimadas nos dois biomas levaram o país ao noticiário negativo mundial nas últimas semanas.