Alunos de 18 escolas estaduais coletaram quase 3 toneladas de material eletrônico sem uso, durante a Gincana dos Eletrônicos promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Programa Sukatech.

A competição foi realizada durante o mês de março com o objetivo de promover a conscientização ambiental e dar o destino correto para componentes eletrônicos.

Além do recolhimento dos eletrônicos, a ação gerou a entrega de 110 computadores recondicionados às cinco escolas estaduais que mais conseguiram reunir esse tipo de material.

A entrega foi realizada nesta semana, no Centro de Capacitação e Recondicionamento de Computadores (CRC) do Sukatech, localizado na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia.

GINCANA DOS ELETRÔNICOS

Aluna do 8º ano do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Severiano Araújo, que alcançou o primeiro lugar, Gabriela Vitória, 13 anos, conta que, após receberem as instruções da equipe do Sukatech, foram de casa em casa recolhendo eletroeletrônicos que iriam para o lixo comum.

“Nós nos conscientizamos. No processo de coleta, muita gente não tinha como trazer, então, fomos buscar nas casas: trouxemos máquina de lavar, televisões e outras coisas”.

Gabriela ainda reforçou que o prêmio foi um incentivo para os alunos e todos da escola.

“Achei muito bom (ganhar os computadores). Será bom para a escola, pois vai nos ajudar a montar o laboratório de informática e vai ajudar muito todos os alunos”.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secti, Guilherme Resende, ressaltou a importância da gincana ao promover uma ação de educação ambiental.

“Esperamos que os computadores doados às escolas, em forma de premiação, possam dar melhores oportunidades para vocês ao usarem o laboratório de informática”, afirmou durante a premiação.

Ação gerou a entrega de 110 computadores recondicionados às cinco escolas estaduais que mais conseguiram reunir materiais eletrônicos sem uso (Foto: Secti)

PREMIADOS

Primeiro lugar da Gincana, o Cepi Severiano de Araújo, localizado na Vila Mutirão, recebeu 40 computadores recondicionados pelo próprio Sukatech. O segundo, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) do Setor Palmito, recebeu 30.

O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Murilo Braga, localizado no Setor Leste Vila Nova, que recebeu 20. O quarto e quinto lugares ficaram com o Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, no Residencial Village Garavelo e o Colégio Estadual Jardim Tiradentes, de Aparecida de Goiânia. Cada um recebeu 10 computadores recondicionados.

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro.

Por meio do programa, o governo do estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de realizar a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia.

Agência Cora Coralina