Da Agência Brasil – A ciência brasileira amplia sua participação nas ações e pesquisas mundiais de enfrentamento do novo coronavírus. Segundo o governo do Brasil, pesquisadores da Rede Ressonância Magnética Nuclear do Rio de Janeiro já estão participando do consórcio internacional Covid-19-NMR, sediado em Frankfurt, Alemanha, que busca desvendar a estrutura das proteínas do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O objetivo da pesquisa é usar o mapeamento proteico do vírus na triagem de drogas para tratamento da doença. O Brasil é o único país do Hemisfério Sul no consórcio, que reúne mais de 120 pesquisadores de 14 países. O projeto foi possível graças a apoio financeiro de R$ 180 mil da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

O grupo brasileiro é formado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Multiusuário de Inovação Biomolecular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizado em São José do Rio Preto.