Suspensas temporariamente em razão da pandemia do novo coronavírus, as cirurgias bariátricas e perícias serão retomadas pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) a partir desta semana. Os procedimentos, informa o plano de saúde do governo estadual, serão liberados de forma gradual e com novas regras de segurança.

Os colaboradores do órgão vão entrar em contato com os usuários do Ipasgo que já estavam com o procedimento agendado para remarcar o novo processo de verificação de exames e relatórios médicos. A prioridade é para as pessoas com marcações desde março deste ano.

Após o contato da equipe, os usuários deverão comparecer à Central de Multiatendimento, localizado na sede do Ipasgo, com os seguintes documentos: cartão do Ipasgo, identidade, Termo de Consentimento, pedido do médico assistente da cirurgia, relatórios dos profissionais de saúde (médico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapia, pneumologista – opcional -, entre outros) e, caso necessário, exames que comprovem comorbidades.

Os relatórios e exames deverão ter até um ano de validade e estar em papel timbrado, com assinatura e carimbo do profissional, de forma legível e com data. Finalizado o primeiro grupo, o Ipasgo irá divulgar o procedimento para os novos agendamentos em seus canais de comunicação oficiais (site e redes sociais).

“Estamos respeitando todas as medidas de segurança e as cotas de procedimentos de obesidade mórbida de cada unidade hospitalar. A nossa prioridade é garantir a saúde e o bem-estar do usuário”, explica o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes.