As empresas concessionárias do transporte público de Goiânia terão de ofertar álcool gel para os passageiros, determina projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. A medida se aplica às companhias de linhas urbanas de coletivo e aquelas que operam nas duas rodoviárias e no aeroporto da capital.

O projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Divino Rodrigues (Patriota), estabelece multa para as empresas que descumprirem a determinação. O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

Segundo o projeto, o recipiente com álcool gel deverá ser instalado em local de fácil visualização e com acessibilidade a pessoas com deficiência. É obrigatório, ainda, a fixação de placas contendo informações de advertência para os riscos de contaminação pela ausência da devida assepsia.

A fiscalização será exercida pelo órgão municipal competente. “A higiene das mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. Feita adequadamente pode, não só impedir doenças, como também interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas”, esclareceu Divino Rodrigues.