A última pesquisa Pnad Covid-19 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz dados relevantes relacionados à provável propagação do novo coronavírus pelo país. O número de pessoas que se queixaram de algum dos sintomas de síndrome gripal entre os meses de maio e junho caiu quase pela metade.

Há quatro semanas consecutivas, aponta o levantamento, o total de brasileiros que se queixaram dos sintomas segue estatisticamente estável, em torno de 15,4 milhões. Na primeira semana de maio, contudo, 26,8 milhões de pessoas estavam sintomáticas.

A maioria dos sintomas também ficou estável na quarta semana de junho, frente a anterior, com exceção de dor nos olhos, cujas queixas caíram de 1,9 milhão para 1,6 milhão.

Dor de cabeça foi a mais relatada (7,2 milhões), seguida por nariz entupido ou escorrendo (5,7 milhões), tosse (4,8 milhões), dor muscular (4 milhões), dor de garganta (3,6 milhões), fadiga (2,2 milhões), perda de cheiro ou de sabor (2 milhões) e dificuldade de respirar (1,9 milhão).