O Procon Goiás divulgou, na segunda-feira (16), levantamento de preços de 1.210 produtos que já estão em oferta ou que podem entrar em promoção na Black Friday, marcada o próximo dia 27 de novembro. Ao todo, 50 estabelecimentos em Goiânia e Aparecida, além de sites de venda online foram verificados. Objetivo é prevenir possíveis fraudes e falsos descontos, bem como evitar que o consumidor seja enganado.
A pesquisa de preço foi realizada na última semana. Os fiscais percorreram 50 estabelecimentos comerciais, redes varejistas, lojas de chocolate, eletrodomésticos, calçados, perfumaria e supermercados. Confira a lista aqui.
De acordo com o Procon, as equipes catalogaram preços de produtos como celulares, TVs, notebooks, vestuário, chocolates, móveis em geral, itens de beleza e higiene pessoal. Devido à expectativa de volume expressivo de venda pela internet por conta da pandemia do coronavírus, o órgão também tem monitorado anúncios publicados em sites.
Conforme expõe o órgão, o levantamento tem objetivo de deixar os consumidores cientes dos preços, para não serem enganados com falsas promoções na Black Friday. Em caso de constatação de elevação de valor em relação ao que foi consultado anteriormente, o Procon Goiás deverá ser acionado para autuar o estabelecimento imediatamente.
Uma equipe de fiscais ficará de plantão para averiguar as denúncias que chegarem ao órgão pelo telefone e pela plataforma Procon Web. O órgão pode ser acionado pelos seguintes canais de atendimento: 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124. As reclamações também podem ser realizadas pelos sites Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br) ou Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).