A Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Redação (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou nesta quarta-feira (15) proposta do vereador Álvaro da Universo (Patritoa) que aumenta de R$ 1,5 mil para R$ 5 mil a multa para estabelecimentos que comercializem cerol.

A matéria altera a Lei 8.832\2009, que dispõe sobre a proibição e comercialização e o uso do cerol no município. O projeto de Lei nº 91\2020 propõe o aumento do valor da multa para o estabelecimento que descumprir a legislação.

“Nossa proposta pretende aumentar de 1,5 mil para 5 mil reais a multa desestimulando os comerciantes que ainda insistem na comercialização do cerol e da linha chilena, afastando, assim, o risco de acidentes fatais em Goiânia”, justifica o vereador.

O cerol é uma mistura de cola de sapateiro com vidro moído, limalha de ferro ou pó de quartzo aplicada em linhas de pipas. A mistura torna a linha extremamente cortante, com risco de morte para quem a manipula, para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carros conversíveis e aeronaves. Ameaça também a vida selvagem.

As competições são mais comuns nos meses de junho a agosto, quando os ventos e o tempo seco e aberto são mais favoráveis à prática do esporte. O cerol é aplicado principalmente nas linhas de pipas usadas em competições. O objetivo dos praticantes é derrubar a pipa dos adversários.