A Secretaria Estadual de Saúde informou neste domingo (14) que Goiás tem 7.944 casos confirmados de coronavírus e 211 óbitos. O número é mais que o dobro do registrado no início do mês. Além disso, existem outros 33.528 casos e 34 mortes que estão em investigação.

Os números ainda não englobam todos os mais de 1,5 mil funcionários de indústrias de Rio Verde que foram diagnosticados com Covid-19 após uma testagem em massa. Os dados estão sendo inseridos nos sistemas oficiais de notificação. Devido à grande quantidade de casos, foi montado uma força-tarefa para enviar todas as informações.

A secretaria já descartou 17.357 casos e 320 mortes suspeitas. Dos 138 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, 84 estão com pacientes, o que representa uma taxa de ocupação de 60,8% na rede estadual.

Evolução
No dia 12 de março, o governo informou o registro dos três primeiros casos de Covid-19 no estado;
Um mês depois, no dia 11 de abril, já eram 209 casos e dez mortes;
Em menos de um mês, no dia 6 de maio, Goiás ultrapassou os 1 mil casos confirmados e atingiu 45 óbitos;
Em 1º de junho, o estado saltou para 3.874 confirmados e 127 mortes;
Agora, duas semanas depois, os casos mais que dobraram, atingindo 7.944 registros positivos e 211 óbitos.
A Secretaria de Saúde divulga esse boletim uma vez por dia, mas os números podem ser atualizados posteriormente. Os dados podem ser acessados em tempo real no Painel da Covid-19 do governo de Goiás.

Das 246 cidades do estado, apenas 15 não tem nenhum caso suspeito ou confirmado. Ao todo, 164 municípios têm pessoas com coronavírus.

Reabertura do comércio
No dia 20 de abril, o governo estadual publicou um decreto permitindo o retorno de atividades religiosas, salões de beleza e indústrias. Na mesma semana, várias cidades também autorizaram a reabertura de diversos setores do comércio.

No dia 9 de maio, Goiás chegou ao último lugar no ranking que mede o isolamento social. Diante disso, o governador Ronaldo Caiado chegou a cogitar um decreto que fechasse novamente o comércio em geral, mas desistiu diante da falta de apoio.

G1 Goiás