O pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia começou a ser restaurado nesta semana e deve ser entregue em novembro. O Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), destinou R$ 500 mil à obra.

A atual edificação foi construída para a “Exposição de Goiânia”, em julho de 1942, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia. Além de vários cuidados, o pórtico alusivo ganhará um paisagismo ao seu redor. A Elysium Sociedade Cultural é a empresa responsável pelo projeto de revitalização.

O secretário de Cultura, Adriano Baldy, destaca a importância da restauração. “O pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia tem um valor muito forte para a nossa história e cultura. Além disso é uma obra em art déco, que conta com a valorização do Governo do Estado”, afirma.

O FAC é administrado pela Secretaria de Estado (Secult Goiás) e uma das principais políticas de fomento à cultura no estado. Agora mesmo, na pandemia, alcançou diversos artistas, que ajustaram seus projetos para o modo digital.

As linhas de crédito do FAC contemplam áreas diversas do segmento cultural, como música, literatura, teatro, dança, patrimônio, museus e outros.

Comunicação Setorial – Secult Goiás