Mais dois pacientes com Covid-19 que foram transferidos de unidade após um problema no sistema de oxigênio do Hospital de Campanha de Porangatu, no norte do estado, morreram. Outros dois idosos já tinham falecido no domingo (11), quando uma árvore caiu sobre a rede elétrica e acabou danificando o equipamento.

A Secretaria de Saúde de Porangatu disse que os pacientes eram um homem de 61 anos e uma mulher, de 79 anos. Eles estavam no Hospital Centro-Norte, em Uruaçu.

A unidade informou em nota que “os pacientes que foram admitidos do HCamp de Porangatu estavam em estado muito grave” e que “todos esforços estão sendo feitos para preservar a vida de todos que vieram de Porangatu e que se encontram internados no momento”.

A Prefeitura de Porangatu informou que abriu um processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e que está contribuindo com as investigações realizadas pelas autoridades.

No domingo, uma árvore caiu sobre a rede elétrica e derrubou dois postes. “Essa árvore comprometeu toda a parte elétrica. O hospital de campanha ficou sem energia e, com isso, foi acionado o gerador e ele aciona o compressor da rede de gases. Esse compressor teve um problema pela carga excessiva de energia”, disse o secretário de Saúde de Porangatu, Rafael Miguel.

Os pacientes foram transferidos em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Elas foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal. Os veículos foram abastecidos com cilindros de oxigênio.

Hospital Centro-Norte de Uruaçu — Foto: Reprodução/Agir
Hospital Centro-Norte de Uruaçu — Foto: Reprodução/Agir

O paciente Albinor Rodrigues Pereira, de 76 anos morreu na unidade, antes de ser transferido. Devido ao fato do Hcamp de Porangatu estar funcionando com energia vindo de gerador, foi decidido que 11 pacientes seriam transferidos para Uruaçu, a 130 km de distância.

Ainda no domingo, Altamiro Antônio de Souza de 70 anos, morreu pouco depois de dar entrada no hospital de Uruaçu. A Prefeitura de Porangatu ressaltou, em nota, que “em momento algum faltou energia, medicamento ou oxigênio aos pacientes em atendimento.

O Hospital Centro-Norte de Uruaçu disse que sete pacientes estão na UTI e um, que estava enfermaria, teve alta. “Três pacientes vieram a óbito em menos de 24h de admissão, o que reflete a gravidade em que chegaram”, disse a unidade em nota.

Altamiro Antônio de Souza morreu de Covid-19 após problema no Hcamp de Porangatu — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Altamiro Antônio de Souza morreu de Covid-19 após problema no Hcamp de Porangatu — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Sofrimento

O policial militar Alessandro Uelisclei de Souza conta que o pai, Altamiro Antônio, estava internado no Hcamp de Porangatu desde o dia 2 de julho. Ele conta que diariamente esperava pelo boletim com informações sobre o paciente, mas que foi surpreendido com a notícia da morte no último domingo.

“Não teve boletim para informar o estado de saúde dele. Nós preocupamos e meu sobrinho foi lá no hospital para verificar. Foi quando ele viu aquele movimento todo e teve notícias de que houve falta de energia elétrica. Meu coração está em pedaços, a família está dilacerada”, contou.

Albinor Rodrigues Pereira morreu de Covid-19 após pane no sistema de oxigênio do Hcamp — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Albinor Rodrigues Pereira morreu de Covid-19 após pane no sistema de oxigênio do Hcamp — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Já Albinor Rodrigues estava internado desde o dia 4 de julho. Ele morreu antes de ser transferido para Uruaçu. O neto do idoso, Lucas Soares da Costa, disse que ficou angustiado ao receber a notícia do problema na rede elétrica e no sistema de oxigênio da unidade.

“Quando foi umas 15h30, 16h, eles ligaram para a minha irmã e falaram que teria que intubar meu avô para fazer um procedimento. Quando chegamos lá, falaram que ele já estava intubado, está estável, ele vai ser o oitavo a ser transferido”, disse. Porém, ele faleceu antes de ser encaminhado para a unidade de Uruaçu.

Apuração

A Polícia Civil também investiga o caso. “Segundo informações que a gente já apurou, o sistema que faz produção do oxigênio sofreu um defeito e a correia quebrou. E o que temos de informação é que isso pode ter acontecido por falta de manutenção. Vamos apurar se houve omissão por parte da Secretaria de Saúde ou do município”, disse o delegado Luciano Santos da Silva.

G1