O Ministério Público Eleitoral (MPE) realizou, nesta quarta-feira (11/11), busca e apreensão no imóvel em que o proprietário do Ipop – Cidades & Negócios, Márcio Rogério Pereira Gomes, estava residindo, no Setor Jardim Atlântico, em Goiânia. A ação faz parte da Operação Leão de Neméia, que visa desarticular grupo suspeito de produzir e divulgar pesquisas eleitorais fraudulentas em todo o Estado de Goiás nas eleições municipais de 2020.

A Operação Leão de Neméia foi desencadeada no dia 5 deste mês, sob a coordenação dos promotores de Alvorada do Norte Eusélio Tonhá dos Santos e Douglas Chegury, e conduzida também pelos promotores eleitorais Asdear Salinas (Iaciara), Guilherme Vicente de Oliveira (Pontalina) e Lucas César Costa Ferreira (Silvânia), com o apoio do Centro de Inteligência do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Polícia Civil de Goiás.

Investigações realizadas pelo MP identificaram que a empresa Ipop – Cidades & Negócios produziu e divulgou 349 pesquisas suspeitas em 191 dos 246 municípios goianos desde a sua criação em fevereiro deste ano, o que representa, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior número de pesquisas realizadas nestas eleições em todo o País.

O MPE descobriu que Márcio Rogério produziu pesquisas que não refletem a realidade das intenções de voto dos eleitores, com desobediência dos requisitos exigidos na legislação eleitoral, em bairros inexistentes e com oferta criminosa de manipulação de dados em favor de candidatos.

O nome da operação é uma referência ao primeiro de 12 trabalhos executados pelo herói mítico grego Hércules, que derrotou o leão que explorava e subjugava a região de Neméia, localizada no nordeste do Peloponeso.