O governador Ronaldo Caiado (DEM) assina nesta sexta-feira (11/09) decreto de criação do Parque Estadual Águas do Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros. A solenidade será realizada na Cachoeira dos Couros, no município onde a nova unidade de conservação será implantada.

O nome do novo parque estadual foi escolhido por meio de uma enquete disponibilizada no site e nas redes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Águas do Paraíso venceu com 39% dos votos, o maior porcentual da votação.

O parque em Alto Paraíso de Goiás será criado em uma área de aproximadamente 5 mil hectares, na região turística das Cataratas do Rio dos Couros. A proposta prevê que ele seja gerido em conjunto pelo Governo de Goiás e pela Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.

Para efetivar a gestão compartilhada será firmado termo de parceria, com objetivo de formar um vínculo de cooperação entre Estado e Município para o fomento e a execução de atividades de interesse público, tais como defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

Atualmente, o local que receberá o parque sofre com ameaças diversas, como compactação do solo e queimadas. Com a criação da unidade de conservação pretende-se promover a recuperação de áreas degradadas e controlar o uso público dessa região.

Também espera-se viabilizar a realização de atividades de ecoturismo, pesquisas científicas, além de ações voltadas à conscientização ambiental. O processo para implantação da unidade já está em andamento e envolve área vinculada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).