Aparecida de Goiânia completa 100 anos nesta quarta-feira (11) e conta com desfile cívico e bolo gigante na comemoração do aniversário – veja programação ao fim da reportagem. O município que, por anos, teve características de cidade-dormitório, chega ao centenário com relatos de pessoas que o escolheram por causa das oportunidades de emprego.

De acordo com a prefeitura, de 2008 para 2022, foram registradas mais de 80 mil empresas. Segundo a administração municipal, há quase 87 mil cadastros ativos no município, o que mostra o crescimento econômico da cidade nos últimos anos.

Há quatro anos em Aparecida, o maranhense Francisco Paulo Araújo, de 37 anos, escolheu a cidade para viver com a esposa pelas oportunidades de trabalho. Ele disse que viveu alguns anos atrás no município enquanto trabalhava para uma fábrica, no polo industrial da cidade, deixou as terras goianas e agora que voltou encontrou oportunidade em outra área.

“Para quem quer trabalhar, aqui tem serviço. Não passo necessidade. Hoje trabalho em um comércio fazendo entregas, repositor, o que precisar”, comentou.

Já a paraense Aimee Suellen, de 32 anos, disse que se casou com um morador da cidade e se mudou há cerca de quatro anos. Apesar de a busca por emprego não ser o motivo de ela ter se mudado, ela conseguiu começar a trabalhar como vendedora e vê outras vagas como a dela em Aparecida.

“Casei com um morador daqui e vim embora. Acho que as coisas aqui são acessíveis e tem bastante oportunidade”, disse.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último censo feito na cidade foi em 2010 e calculou que mais de 455 mil pessoas moravam no município até então. A estimativa do órgão é que, até 2021, o número subiu para 600 mil.

O casal de feirantes Ana Paula Araújo, de 30 anos, e Deivid Miranda Borges, 37, moram em Aparecida de Goiânia desde pequenos e continuam escolhendo-a como casa. “Me sinto muito bem morando aqui. Sempre estudei nas escolas públicas daqui, tenho filhos que também estudam nas escolas públicas. É uma cidade muito boa de viver”, avaliou Ana.

Já Deivid gosta da infraestrutura e da forma como o trânsito é planejado. Ele disse que consegue acessar facilmente várias cidades da região e se sente seguro. “Aparecida é tudo de bom. Tem ruas largas, acesso fácil à rodovia e tem uma boa infraestrutura”, avaliou.

Morando há 16 anos na cidade, a conferente de recebimento de produtos Dionéia Lima, de 29 anos, disse que se mudou para Aparecida de Goiânia por causa de um problema de saúde da mãe. Mesmo com o tratamento ela não sobreviveu, mas a filha decidiu ficar.

“O que mais gosto em Aparecida é a infraestrutura e que está melhorando muito. Tem o que a gente precisa e o nosso lazer, que é o shopping. Trabalho, estudo e tenho dois filhos que consegui colocar os dois [na escola municipal] perto de casa”, contou.

Bolo de aniversário gigante e desfile
Após dois anos sem poder comemorar de forma presencial o aniversário da cidade, a prefeitura celebra o centenário com um bolo de 100 metros, que será cortado e distribuído gratuitamente à população às 8h, no Parque da Família.

No mesmo local, às 9h, deve começar o desfile cívico. A administração prevê a participação de cerca de 4 mil pessoas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, fanfarras escolares, grupos de teatro e outros.

A prefeitura instalou arquibancadas na Avenida Independência para que os moradores que quiserem possam assistir as apresentações.

G1