A reabertura definitiva do comércio em Goiânia deve ser o principal vetor de recuperação econômica da capital no pós-pandemia. É o que acredita o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas).

Na avaliação da entidade, a retomada das atividades consideradas não essenciais poderá salvar milhares de empresas e empregos na capital. O sindicato cita que de abril para cá, ele intermediou acordos trabalhistas de mais de 1 mil empresas para negociar tanto demissões quanto suspensões de contratos de trabalho. A maioria dessas empresas funciona em Goiânia.

“O comércio varejista está pronto para voltar, até porque as lojas já haviam implementado todas as medidas de prevenção à Covid-19. Com todo esse aparato, a retomada das empresas, além de reaquecer a economia e salvar empregos, servirá de plataforma para efetivar, por exemplo, o uso de máscara pela população. As lojas, como são ambientes monitorados, conseguem fazer esse tipo de controle”, diz o presidente do Sindilojas, Eduardo Gomes.