Corporação cumpre mandados de busca e apreensão. Esquema funcionaria com emissão de atestados médicos falsos para clientes e divisão de quantia em caso de liberação do benefício.

A Polícia Civil realiza nesta terça-feira (9) uma operação que visa combater fraudes no Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), em Goiânia. Segundo as investigações, os alvos são clínicas de fisioterapia da capital, cujos nomes não foram divulgados.

O DPVAT é um seguro pago obrigatoriamente junto com a parcela do IPVA e que serve para indenizar feridos ou mortos no trânsito, sejam motoristas ou pedestres.

A Seguradora Líder, responsável pelo seguro DPVAT, disse a própria fez a denúncia que resultou na investigação e que vem investindo cada vez mais para combater fraudes (veja a íntegra no final do texto).

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Documentos, computadores e um celular foram apreendidos e levados para o 1º Distrito Policial de Goiânia.

Conforme apurou a TV Anhanguera, o esquema funcionava da seguinte forma: pessoas que não tinham sofrido qualquer acidente procuravam essas clínicas e conversavam com profissionais de saúde no intuito de obter um atestado médico falso para receber o dinheiro do seguro.

Se o valor fosse liberado, ele seria dividido entre a pessoa que solicitou o benefício e o profissional que atestou as informações inverídicas.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que o Poder Judiciário pediu o sigilo das investigações e que, portanto, não pode dar mais detalhes sobre o caso.

Polícia realiza operação em clínicas suspeitas de fraudes no seguro DPVAT, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Polícia realiza operação em clínicas suspeitas de fraudes no seguro DPVAT, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Nota da Seguradora Líder:

A Seguradora Líder informa que os mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta terça-feira (09/07) pela 1ª Delegacia de Polícia de Goiânia/GO são oriundos de notícias crime da própria Seguradora. As fraudes decorrem de adulteração de documentos médico-hospitalares (laudos médicos e tratamentos fisioterápicos) para as coberturas previstas pelo Seguro DPVAT (morte; invalidez permanente; e reembolso de despesas médicas e suplementares) e envolvem aproximadamente a quantia de R$ 307.800,00.

A Seguradora Líder vem investindo cada vez mais no combate às fraudes, e o uso da tecnologia tem sido um grande aliado neste trabalho. Todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem monitoramento contínuo, sendo avaliados por softwares de inteligência artificial, que contêm ferramentas de filtros sistêmicos de ocorrências suspeitas, além de controle de risco. A equipe de Prevenção e Combate às Fraudes utiliza ferramentas de Analytics, com mais de 200 variáveis; realiza uma análise documental; e aplica um filtro capaz de cruzar as informações dos documentos apresentados e o banco de dados da Seguradora. Além disso, quando necessário, são realizadas investigações de campo. Ao identificar uma irregularidade, uma notícia crime é encaminhada aos órgãos competentes.

Como resultado destas iniciativas, foram identificadas, no ano passado, 11.898 fraudes ao Seguro DPVAT em todo o país, sendo 338 apenas em Goiás. Neste ano, de janeiro a junho, as iniciativas proativas da Seguradora Líder já resultaram em 20 sentenças condenatórias, 25 condenados, 24 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 2 prisões em todo o Brasil.

A companhia ainda esclarece que qualquer pessoa pode denunciar casos suspeitos relacionados a pedidos de indenização do Seguro DPVAT. As denúncias podem ser feitas por meio do 0800 022 12 05 ou pelo site www.seguradoralider.com.br. As ligações são gratuitas e, em nenhum dos dois canais, é necessário se identificar.

A Polícia Civil (PC), por meio do 1° Distrito Policial, cumpre cinco mandados de busca e apreensão em clínicas de fisioterapias de Goiânia, na manhã desta terça-feira (9). Informações preliminares são de que a corporação investiga envolvimento das mesmas em golpes milionários no Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

A deflagração ocorre sob responsabilidade do delegado Vicente de Oliveira. Não há informações de presos e a localidade em que essas clínicas estão instaladas. O caso está sob sigilo.

Fonte: G1 Goiás