Bloqueio deve-se às obras da rede de drenagem. A 1ª etapa deve ser concluída em 60 dias, e outras devem ser feitas até agosto de 2020; orçamento é de R$ 40,5 milhões.

Está prevista para esta terça-feira (09) a interdição de uma das pistas da Avenida Goiás, entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba (sentido Norte/Sul). O bloqueio, segundo a Prefeitura de Goiânia, é para permitir que sejam feitas obras da rede de drenagem no trecho. A primeira etapa deve ser concluída em 60 dias. Outras fases estão programadas até agosto de 2020, totalizando o orçamento de R$ 40,5 milhões.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), com a interdição, será iniciada mais uma etapa das obras para solucionar os problemas de enchentes e alagamentos nas proximidades da Avenida Goiás.

A proposta é que sejam resolvidos também os problemas ocasionados pelas chuvas na região da Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Praça do Bandeirante e Praça Cívica.

A via também será requalificada e preparada para a operação do BRT.

“Com a rede de drenagem, buscamos solução definitiva para problemas ocasionados por alagamentos na região central. Com o BRT, daremos um salto gigantesco rumo à melhor mobilidade, com impactos positivos na vida dos moradores”, disse o prefeito Iris Rezende.

Os serviços serão feitos em três etapas, até chegar à Praça Cívica. Entenda as fases do processo:

  • Na primeira, as obras serão executadas entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba;
  • Na segunda, da Avenida Paranaíba à Avenida Anhanguera;
  • Na terceira, da Avenida Anhanguera até a Praça Cívica. Concluídas as três etapas, as obras serão realizadas na outra pista.

O que muda no trânsito

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), no trecho da Avenida Goiás entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba (sentido Norte/Sul) o trânsito será desviado para a Rua 70, para carros e motos, e Rua 68 para ônibus, sendo que será proibido estacionar do lado direito nas duas vias.

Ainda segundo a SMT, os semáforos nos cruzamentos da Independência e da Paranaíba receberão ajustes de três tempos e placas de orientação sobre os desvios e proibições.

O secretário Fernando Santana disse que as mudanças no trânsito são passageiras e estão sendo planejadas com critério pelo setor de engenharia da SMT. O objetivo é garantir segurança e tranquilidade a todos os condutores.

“No final, os benefícios definitivos vão compensar os transtornos momentâneos”, afirmou.

(Foto: divulgação/Secom)

Como serão as obras

Segundo o secretário Seinfra, Dolzonan da Cunha Mattos, a rede de drenagem terá 1,9 km ao fim das três etapas, até chegar à Praça Cívica. A previsão, dada por ele, é que a obra esteja totalmente concluída nas duas pistas da Avenida, em agosto do próximo ano. No sentido Norte-Sul, a previsão é que três etapas fiquem prontas até o final deste ano.

Paralelamente às obras da rede de águas pluviais, a Secretaria informou que serão retomadas as obras do BRT, e a Avenida Goiás será requalificada e preparada para receber a construção de três estações conjuntas para embarque e desembarque de passageiros.

O projeto, de acordo com a Seinfra, foi acertado previamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por causa do patrimônio histórico existente na área.

No projeto apresentando está prevista a revitalização das calçadas, que serão arborizadas e readequadas para atender às normas de acessibilidade. A iluminação será substituída por lâmpadas de led em toda a via. Também como anunciado, será feita uma nova sinalização na área.

Veja o valor de cada serviço:

  • Drenagem: R$ 7.775 milhões
  • Pavimento Rígido: R$ 17.194 milhões
  • Pavimento Flexível: R$ 3.468 milhões
  • Obras complementares: R$ 10.178 milhões
  • Estações: R$ 1.960 milhões.
  • Total: R$ 40,575 milhões

Comerciantes preocupados

Alguns comerciantes comemoraram as obras, mas questionam a falta de aviso prévio para o início delas e já calculam os prejuízos. Tem comerciante pensando em mudar da área.

“A gente está até pensando sair daqui para ir para outro lugar, porque a gente não sabe como vai ser. A gente sabe que o movimento vai mudar bastante”, disse a comerciante Monara Ribeiro.

Segundo Dolzonan, a Seinfra está fazendo um trabalho de conscientização junto aos lojistas, moradores e frequentadores da Avenida Goiás, informando sobre o início das obras e alertando sobre a sua importância para a cidade e, principalmente, para quem mora e trabalha na região central.

“A rede de drenagem é uma obra de extrema importância para todo o centro de Goiânia, que é muito adensado e sofre com problemas de enchentes e alagamentos e não é mais possível atrasar a sua construção. Até porque, é uma exigência para a implantação do BRT”, afirmou o secretário.

Fonte: G1 Goiás