O Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Prefeitura de Quirinópolis e a Usina São Martinho SA assinaram acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto “Circulação do SARS-COV-19 em Quirinópolis: inquérito sorológico na comunidade”. O objetivo principal da pesquisa é avaliar a dinâmica de circulação do novo coronavírus em Quirinópolis por intermédio da detecção de anticorpos utilizando um kit de testes rápidos. A Unesp – Jaboticabal é também parceira do projeto.

O reitor interino da UEG, Valter Campos afirma que a assinatura do acordo representa a situação ideal para o desenvolvimento da pesquisa em um acordo que envolve setor produtivo, universidade e setor público. “Se nós pudéssemos ter esse modelo replicado nas pesquisas em nosso País com certeza isso faria bastante diferença no desenvolvimento econômico e social de nossa população e de nossas cidades”, relata.

O estudo será dividido em três etapas de coleta de dados, com intervalo de três semanas entre cada fase. A testagem será feita pela equipe de pesquisa junto a equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura, com visitas a residências, escolhidas por meio de sorteio a partir das características censitárias do município.

A coleta de dados ocorrerá por meio de exame sorológico, utilizando kits de teste rápido imunocromatográfico para SARS-COV-19, e aplicação de questionário. O coordenador da UEG ressalta que a Unesp Jaboticabal já realizou o mesmo tipo de pesquisa no município do interior de São Paulo e prestará consultoria à UEG durante o desenvolvimento da pesquisa.

No total, serão realizados 600 testes a serem adquiridos pela Usina São Martinho. Já a Prefeitura de Quirinópolis disponibilizará recursos humanos para aplicação dos testes e fornecerá os Equipamentos de Proteção Individual. À UEG cabe planejar, coordenar e executar os estudos, pesquisas e análises; organizar os dados coletados e os estudos realizados visando sistematização e divulgação; e cumprir a legislação aplicável e responsabilizar-se por eventuais ônus decorrentes da realização da pesquisa.