O Governo do Estado de Goiás adquiriu 50 respiradores para equipar e abrir novos leitos de UTI nos Hospitais de Campanhas (HCamp) e demais unidades que têm alas exclusivas para a Covid-19 no Estado. Além destes, a Enel também fez a doação de cinco aparelhos adquiridos do mesmo fornecedor. Os equipamentos já estão em Goiânia e chegam, na tarde desta sexta-feira (07/08), ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Como a Covid-19 é uma doença respiratória, os equipamentos adquiridos pelo Estado são essenciais para garantir a assistência aos pacientes com o quadro mais grave da doença. Os respiradores são de um fabricante italiano que, após o controle local da pandemia, iniciou a venda do excedente de produção para outros países. Contando toda a logística com transporte e escolta dos equipamentos, o governo estadual investiu R$ 82,5 mil por unidade adquirida, totalizando R$ 3,5 milhões aplicados na aquisição dos 50 respiradores.

A distribuição dos ventiladores pulmonares deve seguir critérios técnicos, conforme demanda estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).