O queixo duplo não é necessariamente o resultado de um acúmulo de gordura, pode ser devido a diversos fatores. Descubra como tonificar essa parte do seu rosto para se despedir de um queixo duplo!

O queixo duplo pode ser o resultado de vários fatores, incluindo fatores genéticos, bem como um acúmulo de linfa ou gordura. O sistema linfático funciona em paralelo com o sistema sanguíneo: é responsável pela coleta de fluidos e é parte essencial da defesa imunológica do organismo. A linfa não se beneficia da bomba do coração para circular. Isso pode levar a uma estagnação mais ou menos significativa da linfa, especialmente em áreas imóveis da face, como o queixo. Isso é o que causa o queixo duplo. Temos uma conjunção de relações musculares com um acúmulo de matéria que pode ser linfa, ou gordura, ou ambas

Para a maioria das pessoas, o queixo duplo vem de problemas no pescoço, na nuca ou no trapézio causados pela má postura. Há uma certa lógica. Tudo é atraído para o chão. Ao olhar para o seu smartphone ou ler um livro, a sua cabeça está constantemente inclinada para baixo, a linfa, portanto, não circula bem. É muito mais lento e pesado que o sangue, por isso, quando você se mantém numa posição ruim, pode ficar um pouco inchado sob os olhos ou ter um queixo duplo mais presente.

Quando você inclina a cabeça para a frente, todos os músculos do pescoço ficam sobrecarregados para segurá-la. Por outro lado, os músculos do pescoço estão completamente relaxados e, portanto, completamente subutilizados. Isso comprime o fluxo sanguíneo e promove a estagnação da linfa. Quando a linfa fica estagnada na área sob o queixo, pode criar um queixo duplo.

Os gânglios linfáticos nas clavículas são usados para remover a linfa de todo o rosto. Quando essa área é comprimida, os gânglios linfáticos não conseguem mais evacuar a linfa. A má postura no dia a dia, mas também uma má posição para dormir, pode causar problemas como o queixo duplo Quando você dorme em uma posição ruim, todos os músculos do pescoço são comprimidos, por isso, o recomendando é dormir de costas, pois nenhum membro do corpo sofre compressão nessa posição. Pode prevenir bolsas sob os olhos e queixo duplo. 

Quando você dorme na posição errada, todos os músculos do pescoço são comprimidos. O pior é dormir de barriga para baixo. Ao dormir nesta posição, a cabeça é virada para o lado e um lado do pescoço é comprimido. Isso cria um desequilíbrio, a linfa não circula bem e a gente pode ficar com o rosto inchado ao acordar. Portanto, você deve tentar negociar consigo mesmo para adormecer de costas ou, pelo menos, de lado. Você pode colocar uma pequena almofada sob os joelhos para facilitar o adormecimento de costas.

queixo-duplo-papada-como-eliminar

Como evitar queixo duplo?

Para evitar queixo duplo, o primeiro passo é manter o queixo paralelo ao chão. O queixo duplo geralmente é formado porque a linfa se acumula na área sob o queixo. Existem cremes disponíveis para tratar o problema, mas isso não é suficiente. Você tem que ser gentil consigo mesmo, estar atento ao seu corpo e se perguntar: ‘Minha postura está boa?.’ 

É possível fazer uma massagem para ajudar a evacuar a linfa, a drenagem linfática. Para isso, você pode usar os dedos, um rolo de jade ou um instrumento chamado Gua Sha, que combina perfeitamente com as curvas do rosto para massagear. Trata-se de pressionar de maneira benevolente, com um movimento contínuo para fora, para fazer circular a linfa, drená-la e forçá-la da área sob o queixo. Para reduzir o queixo duplo, insistimos desde o centro do queixo até o canto da mandíbula. Criamos movimentos externos. 

Além da massagem é recomendado hidratar-se bem com água, pois ajuda a desintoxicar o corpo. Chá, café, suco ou qualquer outra bebida não terá o mesmo efeito que a água no corpo.

É importante ajudar o corpo a remover a linfa estagnada para que não se torne crônica e o problema do queixo duplo não piore.

massagem-papada-queixo-duplo-como-eliminar

A massagem pode ser feita com um óleo, um creme ou mesmo sem nenhum produto. Tomamos cuidado para não pressionar com muita força a pele do queixo e não enrugá-la. O Gua Sha é uma ferramenta que foi originalmente usada em uma técnica ancestral chinesa. Existia principalmente para o corpo antes de ser usado para o rosto. O objetivo era coçar o corpo. No entanto, para o rosto, uma massagem mais suave é realizada. Os movimentos são sempre realizados de dentro para fora no rosto. No pescoço, partimos do queixo até as clavículas.

Você pode simplesmente usar as mãos, mas também um rolo de jade. O Gua Sha permite insistir mais e atuar nos meridianos e nas zonas problemáticas como o queixo duplo. Para fazer a massagem, é recomendado aplicar um creme ou um óleo vegetal. 

Para resultados visíveis, uma massagem linfática é realizada pelo menos uma vez ao dia, de manhã ou à noite.Menos de um minuto, não importa. Se você puder tirar 5 minutos para fazer uma pequena massagem para ajudar a despertar a circulação, tudo bem.

Atenção, não circule a linfa em caso de doenças do sistema linfático e gânglios, diabetes, presença de tumores, enxaqueca aguda, presença de processos inflamatórios, doenças hepáticas, rins, coração e sistema cardiovascular, tromboflebite, doenças oncológicas ou infecciosas de lesões reumáticas da pele e inflamações purulentas. Também não é recomendado durante a gravidez e amamentação. É aconselhável consultar o seu médico antes de realizar a massagem.

Exercícios para reduzir o queixo duplo

A ioga facial também pode ajudar a reduzir o queixo duplo. Na verdade, isso inclui exercícios que atuam na área sob o queixo. A Yoga Face envolve todos os músculos, melhora a drenagem linfática. Também é possível trabalhar de forma mais direcionada sob o queixo para reduzir o queixo duplo. 

Para tonificar o pescoço

Olhe para frente e coloque as pontas dos dedos no pescoço, sob o queixo. Lentamente, incline a cabeça para trás, deixando os dedos correrem pelo pescoço.
Em seguida, leve a cabeça para a frente e repita o exercício duas vezes. Em seguida, mantenha a cabeça inclinada para trás e pressione as pontas dos dedos sobre as clavículas. Em seguida, solte a mandíbula inferior e alongue os cantos dos lábios. Mantenha a posição por alguns segundos.

Para fortalecer o músculo queixo

Coloque o cotovelo direito na mão esquerda e os dedos da mão direita espalmados sob o queixo. Procure aumentar simultaneamente a pressão do queixo com os dedos e a pressão dos dedos sob o queixo. Em seguida, mantenha a contração por dez segundos e repita o exercício duas vezes. Em seguida, dê tapinhas sob o queixo alternadamente com os dedos de ambas as mãos.

exercicios-para-papada-queixo-duplo

Como fazer a drenagem linfática?

Com as duas mãos, massageie o pescoço, deixando as mãos subirem para o centro e descerem para os lados. Coloque os dedos indicador e médio na tesoura, posicione o dedo médio na frente das orelhas e o indicador atrás. Use movimentos para frente e para trás com as mãos em cada lado das orelhas e ao longo do osso maxilar para ativar a circulação linfática e a drenagem.

Em seguida, coloque os dedos na parte inferior das bochechas e deslize-os para cima de modo a agarrar toda a bochecha para movê-la para cima enquanto alisa a dobra nasolabial. Coloque os polegares sob o queixo e dobre os dedos de forma que os indicadores fiquem em contato com o rosto.

Aperte e puxe a forma oval para cima entre os polegares e indicadores ao longo da linha do queixo, começando do centro do queixo em direção às orelhas. Coloque as duas mãos na base da bochecha direita e puxe o tecido da bochecha com as duas mãos, uma após a outra.

Faça o mesmo do outro lado. Feche os punhos com as mãos e coloque-os na base das bochechas. Enquanto pressiona firmemente as juntas nas bochechas, deixe as mãos subirem até as maçãs do rosto. Mantenha a pressão dos punhos sob as maçãs do rosto por alguns instantes e depois deslize os nós dos dedos para fora.

Coloque os dedos sob as sobrancelhas e levante-as com uma leve pressão. Coloque os dedos da mão esquerda na têmpora esquerda e alongue suavemente os pés de galinha com a ponta dos dedos da mão direita, mantendo o alongamento por alguns segundos. Faça o mesmo na têmpora direita.
Coloque os dedos indicador e médio no início das sobrancelhas e estique a linha da testa para fora. Coloque os dedos indicador e médio firmemente na testa para abrir e alisar as linhas laterais da testa.

Termine a massagem massageando todo o rosto, movendo as duas mãos em oração, do queixo à testa.

Que outras técnicas existem para eliminar o queixo duplo?

Se essas dicas não forem suficientes, outros métodos, incluindo cirurgia estética, podem dar melhores resultados.

Para eliminar o queixo duplo, é possível usar técnicas da medicina como a criolipólise ou Coolsculpting para reduzir os depósitos de gordura na região sob o queixo. Durante a sessão, a pele é sugada para uma espécie de ventosa de resfriamento. A área é submetida a um frio intenso para matar as células de gordura ou adipócitos. Demora 2 a 3 meses após a intervenção de esfriamento para que o acúmulo de gordura seja eliminado pelo corpo. Uma sessão de criolipólise geralmente é suficiente para superar o queixo duplo, mas em alguns casos uma segunda sessão pode ser necessária. 

Lipoaspiração suave ou lipoaspiração também pode remover os pequenos depósitos de gordura da área sob o queixo. Durante a operação, a gordura é sugada em movimentos de vai e vém. Durante esta cirurgia estética, o médico faz incisões nas dobras naturais do pescoço para introduzir cânulas muito finas conectadas ao sistema de sucção. O procedimento de lipoaspiração requer anestesia local, mas sem hospitalização. 

A medicina estética também oferece injeções de ácido hialurônico que, graças ao seu efeito tensor, reduz a aparência do queixo duplo e reestrutura o oval do rosto

R7