A Região Sudoeste de Goiás registrou 120 focos em julho de 2020 contra 71 em 2019, representando assim um aumento de 69%. Os números constam na edição 09 do Boletim Queimadas, relatório produzido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgado semanalmente pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Apenas nos dois primeiros dias de agosto, a região teve 16 focos de queimadas, enquanto que, nos 31 dias do mesmo mês do ano passado, foram 92 registros. O Estado de Goiás já alcança 70 dias sem chuvas e umidade relativa do ar está em queda.

Chapadão do Céu foi o município do Sudoeste com mais incêndios, um total de sete casos registrados. Quase todo o Estado de Goiás segue com risco de incêndio alto e com pequenas áreas que registram risco moderado.

O destaque positivo foi a inexistência de queimadas em unidades de conservação nos dois primeiros dias do mês de agosto. O monitoramento realizado por meio de satélite detectou, em julho de 2020, um total de 402 focos em todo o Estado. Já em julho de 2019 foram 403 focos de queimadas registrados.