A pandemia transformou o cotidiano das pessoas e, com isso, abriu espaço para caminhos até então pouco explorados. Foi o caso do empreendedor André Longo que decidiu se tornar personal shopper – assistente de compras on-line. “O negócio surgiu para resolver dilemas abertos pela crise sanitária como compras on-line mais baratas e, para mim, foi oportunidade de garantir renda extra”, comentou André. O serviço prestado por André começou a ser feito há pouco mais de um mês.

O empreendedor faz atendimento gratuito e personalizado para recomendar aos clientes “o melhor produto e a melhor oferta” do mercado de acordo com as necessidades. “O serviço é para quem quer uma mãozinha na pesquisa de produtos de qualidade com preços mais atraentes ou simplesmente para quem deseja comprar as coisas com mais agilidade”, complementa André.

personal shopper explica que oferece indicações de lojas para diversos tipos de produtos –  eletrônicos, livros físicos e digitais, eletrodomésticos, roupas e, até cursos de capacitação e sugestões de serviços de streaming.  André afirma ainda que precisa apenas que o cliente indique os produtos que necessita. A partir daí, ele busca nas principais lojas de compras on-line do Brasil e envia para os clientes os links para adquirir os produtos ou serviços.

A ideia do negócio foi juntar – pelo marketing de afiliação – os clientes aos serviços e produtos desejados. “Funciona como ganha-ganha, porque a cadeia inteira sai ganhando: do produtor ao cliente”, explicou. “Sou autônomo, MEI e freelancer e uma das formas de complementar a renda externa foi essa. Basicamente eu ajudo os clientes com economia de tempo e dinheiro e recebo comissão cada vez que o cliente compra no link que eu sugeri. É uma comissão sobre a venda”, complementa. 

Normalmente esse setor de afiliados é bem conhecido dos blogueiros que faturam entre R$ 3 mil a R$ 50 mil mensais a depender do nicho e produto indicado para venda. O primeiro programa de afiliados na internet foi criado em 1996 pela Amazon e se chamava Amazon Associates. O programa continua existindo até hoje e foi um dos principais propulsores de crescimento da Amazon, uma vez que milhares de afiliados promoviam os produtos da empresa nos Estados Unidos, recebendo uma fatia sobre as vendas. Caso eles não gerassem vendas, a Amazon também não estaria investindo dinheiro nenhum com essa publicidade, uma vez que ela pagaria uma comissão somente por vendas realizadas.

No mercado de marketing de afiliados, existem diferentes modelos de comissão, que variam consoante o objetivo de marketing da empresa ou produtor. André Longo explica ainda que pretende realizar cursos de capacitação no Sebrae. “Sou MEI e sempre temos algo a aprender sobre como melhorar a gestão dos negócios”, comentou. Em breve, o Sebrae Goiás deve divulgar as datas para o próximo Empretec, que auxilia empreendedores em diversas etapas do negócio.

Desde o início da pandemia, o Sebrae realizou diversas ações de suporte ao empreendedorismo no país. O último balanço feito pela instituição mostra que de janeiro a junho deste ano, 2,3 milhões de empreendedores foram atendidos diretamente pelo Sebrae. O número representa aumento de 108 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado 2019.

SERVIÇO

André Longo – personal shopper

Contato pelo whatsapp: 62 99973 2929

E-mail: longoclique@gmail.com