O feriado de Finados, na segunda-feira (2), vai alterar o horário de funcionamento de algumas instituições, órgãos e unidades privadas, em Goiás. As unidades do Vapt Vupt, os Correios e os bancos fecham, já os shoppings funcionam normalmente.

Confira o que abre e o que fecha:

Bancos

As agências bancárias de Goiás fecham na segunda-feira (2). Segundo a Associação de Bancos (Asban), os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking funcionam normalmente.

Correios

Os Correios informam que, em virtude do feriado de Finados, ‪na próxima segunda-feira‬ (2), não haverá expediente em suas agências, em todo o estado. Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar o site dos Correios.

Agência dos Correios no Setor Central em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Agência dos Correios no Setor Central em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Vapt Vupt

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), informou que todas as unidades do Vapt Vupt de Goiás vão fechar nesta segunda-feira (2).

Hemocentro

Não haverá atendimento no Hemocentro na segunda-feira (2). As atividades serão retomadas na terça-feira (3). O agendamento online de doações de sangue pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457, de forma totalmente gratuita.

Detran

As agências de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) não terão atendimento na segunda-feira (2). Aqueles que precisarem consultar algum tipo de informação, devem usar o aplicativo Detran-GO.

Detran-GO em Goiânia Goiás — Foto: Divulgação/Detran-GO
Detran-GO em Goiânia Goiás — Foto: Divulgação/Detran-GO

Saneago

A Saneago manterá suas atividades de campo, com equipes para abastecimento e manutenção de água e de coleta e tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o período na Central de Atendimento 0800 645 0115, no aplicativo Saneago e pelo site da companhia.

Procon

O Procon Goiás retorna o atendimento presencial na sede do órgão, no Centro de Goiânia, por meio de agendamento pelo telefone 151. Reclamações podem ser feitas pela internet, através da plataforma Consumidor.gov ou Procon Web.

Agência Goiana de Regulação

Para quem vai viajar de ônibus, a Agência Goiana de Regulação (AGR) disponibiliza durante todo o feriado os canais de atendimento da Ouvidoria, para o registro de denúncias e reclamações, caso haja suspeita de veículos transportando passageiros de forma irregular. Os usuários podem acessar a Ouvidoria pelo whatsapp 062-9.8480-7353, ou ligar para a central de atendimento, no 0800-704-3200. Os atendimentos estão disponíveis também pelo site da agência: agr.go.gov.br.

Supermercados

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados deverão abrir nesta segunda-feira (2), já que a atividade é considerada como essencial pelo Governo Federal.

Supermercado em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1
Supermercado em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Região da 44

A Associação Empresarial da Região da 44 informou que o comércio nas galerias e shoppings vão fechar fechar nesta segunda-feira (2).

Rua 44, em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1
Rua 44, em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Comércio

As lojas do comércio varejista em Goiás poderão funcionar nesta segunda-feira (2). O Sindilojas – GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás), representante das empresas, e o sindicato dos trabalhadores do setor vão emitir certidões autorizatórias que permitem aos empresários convocar os empregados.

Essa certidão é um dos documentos obrigatórios exigidos na fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho.

Shoppings

Flamboyant Shopping

O Flamboyant Shopping vai funcionar normalmente, com lojas e áreas de alimentação, que vão abrir a partir das 10h e fecham às 22h.

Já os horários dos restaurantes do polo gastronômico do shopping é necessário consultar:

  • Coco Bambu: (62) 3434-0043
  • Empório Piquiras: (62) 3920-2515
  • Kabanas Restaurante Bar: (62) 3922-3393
  • Madero Steak House: (62) 3941-8658
  • Outback Steakhouse: (62) 3093-5544
  • Pobre Juan: (62) 3087-5556
  • Tartuferia San Paolo: (62) 3988-5030
Shopping Flamboyant no Jardim Goiás em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1
Shopping Flamboyant no Jardim Goiás em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Goiânia Shopping

O Goiânia Shopping informou que as vão funcionar lojas das 14 às 20h e a praça de alimentação das 12 às 22h.

Buriti Shopping

O Buriti Shopping divulgou que lojas e quiosques: vão funcionar das 14h às 20h e a praça de alimentação das 12h às 20h.

Shopping Bougainville

O Shopping Bougainville informou que lojas e quiosques abrem às 14h e fecham às 18h. Já a praça de alimentação e restaurantes funcionam das 12h às 18h. O Empório Piquiras funciona das 07h45 às 18h e o Vapt Vupt estará fechado.

Passeio das Águas Shopping

O Passeio das Águas Shopping informou que lojas e quiosques funcionam nesta segunda-feira das 14h às 20h. E a praça de alimentação das 12h às 21h.

Shopping Cerrado

O Shopping Cerrado informa neste feriado as lojas funcionarão das 14h às 20h. Já a praça de alimentação estará aberta das 11h às 22h.

Araguaia Shopping

O Araguaia Shopping vai abrir lojas e quiosques normalmente das ‪08h30‬ ‪às 20h30‬. A área de alimentação e lazer é das 10h ‪às 22h‬.

Prefeitura de Goiânia

Cemitérios

Durante o feriado prolongado, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) preparou um esquema especial para a visitação aos quatro cemitérios públicos da capital.

Os cemitérios Parque, Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade serão respeitados protocolos rígidos como utilização de máscaras, distanciamento, higienização, restrição ao número de visitantes em 50% da capacidade e restrições para crianças menores de 12 anos e idosos acima de 60 anos.

A SEMAS orienta que os visitantes possam escolher um dos dias, neste sábado e domingo evitando concentrar as visitações somente na segunda-feira, feriado de Finados. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.

Cemitério Parque, em Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1
Cemitério Parque, em Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1

Saúde

Zoonoses

O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Conforme a gravidade do caso, o médico regulador envia uma ambulância para o local. Se for um caso de menor gravidade, no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas por telefone.

Unidades de saúde que funcionam 24h:

  • Cais Amendoeiras
  • Cais Bairro Goiá
  • Cais Campinas
  • Cais Cândida de Morais
  • UPA Chácara do Governador
  • Cais Deputado João Natal (Vila Nova)
  • Cais Finsocial
  • Cais Guanabara III
  • Cais Novo Mundo
  • Ciams Novo Horizonte
  • Ciams Urias Magalhães
  • Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof)
  • Hospital e Maternidade Dona Iris
  • Maternidade Nascer Cidadão
  • Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste
Hospital e Maternidade Dona Iris, em Goiânia, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1
Hospital e Maternidade Dona Iris, em Goiânia, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorre as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389.

A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas. Para mais informações entre em contato pelos números (62) 3524-2643 ou (62) 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o feriado são a Casa da Acolhida (62) 3524-2480, o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62) 3524-1859 / 1856 e o Residencial Professor Niso Prego (62) 3524-1882.

Comurg

A Comurg mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção.

Guarda Municipal

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizado pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Transporte coletivo

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que a circulação dos ônibus será reduzida.

Terminal Praça da Bíblia, Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
Terminal Praça da Bíblia, Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

G1