Horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelar ao mundo que testou positivo para covid-19, a pergunta que o mundo se faz é: qual será o impacto da doença na eleição para a Casa Branca.

A 32 dias do pleito, a campanha de Trump à reeleição entra em parafuso. Os efeitos da doença sobre o candidato republicano, que é idoso e obeso, são ainda incertos. Para completar, seu adversário Joe Biden, do Partido Democrata, testou negativo.

Analistas das eleições norte-americanas, dentro e fora dos Estados Unidos, são unânimes em afirmar que ainda é impossível prever o que advirá de um Trump enfermo. Ele pode se transformar em vítima, e crescer. Pode ser visto como fraco, e encolher ainda mais.

As pesquisas eleitorais mostram que as chances de Trump vencer são de 1 em 5. As de Biden, de 4 em 5. A doença pode expor fatalmente o descaso do negacionismo do presidente. Caso se recupere sem traumas, tem o potencial de confirmar a versão trumpista de que o vírus é firula e o que o medo de Biden é coisa de “velho fraco”.

Uma coisa é sabida: em 32 dias veremos o resultado.