Objetivo é reduzir a aplicação de multas desnecessárias e a promover a educação no trânsito da capital goiana. Matéria segue para sanção do prefeito Íris Rezende.

A Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou em segunda votação, na terça-feira (30), o Projeto de Lei 530/2017, que torna obrigatório a aplicação de faixas refletivas para dar mais visibilidade nos radares e câmeras de monitoramento da capital. A proposta determina, ainda, que os equipamentos deverão obedecer a distância mínima de cinco metros de postes e árvores ou qualquer objeto que impeça a visibilidade dos motoristas em relação à fiscalização. Projeto é de autoria do vereador Emilson Pereira (Podemos).

“Mais uma vez o contribuinte está sendo lesado. Os radares ficam escondidos e com isso cria-se uma arapuca para criar receita para o município, que não é essa a intenção de nós parlamentares e, acredito, nem do prefeito.  Não é preciso que os radares fiquem escondidos atrás de árvores, ou de obstáculos. A ideia do projeto é conscientizar a todos nós de que não devemos cometer essas irregularidades no trânsito”, destaca o parlamentar.

As fitas de sinalização deverão ser fixadas transversalmente e devem ser nas cores amarela e preta, para que possam refletir a luz dos faróis dos carros. O projeto também estabelece distância mínima de cinco metros para a instalação dos radares.

Para o design gráfico Elidione Lucas, o investimento não é algo necessário para o trânsito da capital, pois já existe uma placa de sinalização que indica o radar de velocidade. “O que tem que ser feito é trabalhos mais contundentes de conscientização e normas mais rígidas para pessoas que cometem excesso extremos de velocidade. Não vejo motivos para tratar o motorista como uma criança que tem que ser muito bem avisada sobre aquilo que ele está cansado de saber que é errado”, argumenta.

Já a empreendedora Sara Rodrigues acredita que a aplicação das faixas pode ajudar na conscientização dos motoristas goianienses. Eu acredito que as faixas refletivas podem ajudar bastante na sinalização, evitando, assim, imprudências de velocidade de motoristas desatentos”, salienta.

Implantação

De acordo com o autor do projeto, o órgão competente para aquisição, instalação e manutenção das fitas será a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT). Emilson Pereira, contudo, ressalta que levará um tempo para a aplicação das faixas, mas que o resultado compensará a espera para os motoristas e para a administração da cidade.

O projeto agora segue para a sanção do prefeito Iris Rezende (MDB).  “Eu acredito que o nosso prefeito terá essa compreensão e sancionará o projeto, uma vez que o custo gerado para a aplicação da Lei é quase insignificante quando comparamos com os benefícios que ela trará”, frisa o parlamentar.

Fonte: Mais Goiás