Segundo chefe do parque, queimada atingiu a unidade por dois dias. Equipe permanece em vigilância no local para evitar que o fogo volte.
Um incêndio destruiu 500 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Vídeos registram quando o fogo atinge a mata. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas foram extintas, mas equipes permanecem no local nesta quarta-feira (4) para evitar que o fogo volte.
A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O fogo durou dois dias, pois começou no domingo (1º) e foi extinto às 22h30 de terça-feira (3). Segundo integrantes do ICMbio, a proporção queimada foi pequena em relação ao tamanho da unidade, que possui cerca de 240 mil hectares.
Os responsáveis por combater as chamas foram 18 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), seis do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e dez voluntários da região.
“Os brigadistas vão ficar até o fim desta tarde no local, porque o risco de alguma brasa voar com o vento e cair em alguma parte que não foi queimada é muito grande e isso pode fazer com que o fogo volte. Se o fogo não voltar enquanto o sol estiver no período mais quente do dia, ele não volta mais”, disse.
Luis Neves, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Analista Ambiental do ICMBio, disse que ainda não tem condições de saber o que motivou o fogo.
“Certamente foi causa humana, mas pode ter sido intencional ou acidental, não sabemos dizer. Isso vai ser investigado, mas no momento a equipe permanece em vigilância, em rondas por todo o parque, até em áreas que não foram atingidas, para garantir que o fogo não volte”, explica.
Fonte: G1 Goiás