A parceria entre Sebrae Goiás e a GoiásFomento vem se fortalecendo neste momento crítico que as empresas passam por conta da pandemia. Mais do que nunca os pequenos negócios vêm a importância de se cuidar para a sustentabilidade e retomada da economia do Estado.
Dentre os projetos desta parceria estão o convênio com o FAMPE (Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas) e a GarantiGoiás (Associação de Garantia de Crédito de Goiás). Ambos com o foco em facilitar o acesso ao crédito por meio da concessão de garantias nas operações de crédito, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas e apontada em todas as pesquisas.
Por isso, para facilitar este acesso, o Sebrae Goiás e a GoiásFomento buscam juntos uma atuação mais próxima ao empresário, oferecendo o que ele precisa em cada etapa deste tema. O Sebrae Goiás passará a orientar pequenos negócios no acesso a linhas de crédito. A orientação ocorrerá antes, durante e depois da obtenção do crédito por parte do empreendedor, que poderá contar com mais de 100 cursos EAD e atendimento on-line ou presencial oferecidos pela instituição.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Goiás, Anderson Cesar Leite, “o trabalho do Sebrae em parceria com a GoiásFomento é fornecer a orientação a todos os empreendedores que quiserem pleitear empréstimos junto à agência, conforme necessidade do cliente. O Sebrae irá conduzir o empreendedor a escolher a linha de crédito que melhor se adeque às suas necessidades”, explica.
Anderson diz ainda que esse é um trabalho realizado pelo Sebrae, e que poderá ser feito tanto on-line quanto presencialmente. “A expectativa é de que o empreendedor se prepare para pegar um empréstimo e que se prepare cada vez mais para honrar esse compromisso no futuro. Por isso, o Sebrae estará presente na escolha do crédito, na sua obtenção e após, monitorando o empreendedor para que ele possa honrar com esse compromisso”, afirma.
Na fase inicial (pré-credito), quando o empresário precisa buscar ajuda, o cliente da Goiás Fomento pode contar com todo atendimento prestado pelo Sebrae, desde orientá-lo sobre sua real necessidade, como orientações sobre as linhas disponíveis, suas particularidades e exigências, até os documentos necessários para envio.
No caso das linhas do Crédito Produtivo e do Microcrédito Produtivo Orientado, onde por regulamento da linha, é exigido uma orientação para tomada do crédito, o Sebrae GO e a GoiásFomento, buscaram uma solução para que as duas linhas continuassem beneficiando seus clientes. Firmaram então um acordo para uma Oficina de Capacitação à distância (EAD) com abordagem do conteúdo exigido, chamada Oficina de Crédito Consciente: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/microcredito-consciente,9385ac0d29cc1710VgnVCM1000004c00210aRCRD.
Totalmente on-line e gratuita, onde o próprio cliente gera seu certificado assim que conclui a Oficina e com isso, tem acesso as essas duas linhas de crédito que têm condições atrativas. O cliente pode procurar pelo Sebrae ou pela GoiásFomento, que será atendido e orientado nessa etapa. Graças ao esforço dessas duas entidades, os clientes terão maior facilidade no acesso a essas linhas.
Além disso, o Sebrae GO disponibiliza a todos os clientes da GoiásFomento de forma gratuita, consultores específicos do tema crédito. Porque mais importante do que encontrar a melhor linha de crédito para o empresário, é preciso avaliar se de fato, o problema dele é crédito. O agendamento do horário é simples e rápido, sem espera nem burocracia.
Pensando na sustentabilidade do negócio e crescimento da empresa, após o cliente ter tomado uma linha de crédito, ele continua contando com atendimento do Sebrae para ajudá-lo na gestão desse crédito (fase pós-crédito). Hora importante de cuidar do fluxo de caixa e garantir que tudo continuará seguindo conforme previsto e seus compromissos serão honrados. Nessa etapa, o Sebrae Goiás disponibiliza consultorias gratuita de uma hora com consultor específico que ajudará no controle dos pagamentos e projeções futuras e ajudará o empresário a gerenciar e aplicar o recurso da forma mais eficiente.
Atendimentos
Os empresários podem acessar o Sebrae através dos canais listados abaixo, para buscar orientações, consultorias e capacitações. Todo o trabalho desenvolvido é gratuito.
- Central de Relacionamentos: 0800-570-0800 (orientações e agendamentos).
- Portal Sebrae Coronavírus: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus. (Informações e ferramentas para a empresa reagir à quarentena).
- Atendimento on-line e agendamento podem ser feitos pelo próprio cliente pelo site: agendamento.sebraego.com.br. (Consultorias remotas para tratar de planejamento, marketing, finanças, acesso à crédito e para o MEI apoiando na formalização, alteração, baixa, declaração de faturamento entre outros).
- Portal EAD: ead.sebrae.com.br
- Fale com o Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco. (Atendimento via chat com analistas para orientações e informações sobre gestão de negócios, planejamento, marketing, finanças e sobre questões legais para o MEI).
- Redes sociais: @sebraego. (Interação com o empresário com postagens e vídeos sobre estratégias e informações para melhorar a gestão das empresas).