Diante do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado no sábado (1º), alguns serviços devem sofrer alterações nos horários de funcionamento na Grande Goiânia. O transporte coletivo da Grande Goiânia deve funcionar com frota reduzida, como se fosse domingo, já os shoppings devem abrir em horário normal (veja abaixo).

O governo estadual publicou um decreto na noite da quarta-feira (28) que autoriza o funcionamento do comércio não essencial aos finais de semana. Além disso, os bares e restaurantes poderão abrir até as 23h. Porém, em Goiânia, a prefeitura liberou o funcionamento do setor até 1h, além de eventos corporativos.

Veja o que abre e o que fecha no Dia do Trabalhador:

Transporte Coletivo

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), os ônibus na Grande Goiânia vão funcionar com planilha de viagens dos domingos. O planejamento conta com uma redução de 40% da frota. A previsão é de 2.622 viagens para uma demanda estimada de 49 mil usuários.

Bancos

Segundo a Associação dos Bancos (Asban), as agências no dia 1º ficarão, como sempre, fechadas aos sábados. Porém, as unidades de autoatendimento devem funcionar normalmente.

Supermercados

Segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os estabelecimentos devem funcionar normalmente, de acordo com o horário estabelecido por cada empresa.https://f1dc8fe4cb6a7d00b2143f07c526d067.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Correios

No dia 1º de maio não haverá atendimento nas agências em todo o estado. Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar o site dos Correios.

Comércio

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), para convocar os empregados a trabalhar no feriado, os lojistas precisam estar autorizados pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e, antes de chamar os empregados para dar expediente, o lojista precisa solicitar autorização ao sindicato que representa os comerciários.

Para abrir no feriado, o comerciante deve pedir autorização ao Sindilojas e ao Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg); cumprir medidas de prevenção à Covid- 19; pagar o dia dobrado ao trabalhador e fornecer ajuda com alimentação (vídeo ao fim do texto)

Região da 44

Segundo a Associação Empresarial da Região 44 (AER-44), no sábado (1º ), as lojas e galerias devem funcionar normalmente, das 9h às 17h.

Shoppings

Flamboyant:

  • lojas e área de alimentação: das 10h às 22h.

Buriti:

  • Sábado – Lojas e quiosques: 10h às 22h. Área de alimentação: das 10h às 22h;
  • Domingo – Lojas e quiosques: 14h às 20h. Área de alimentação: das 12h às 20h.

Goiânia:

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h;
  • Área de alimentação: das 10h às 22h30, com restaurantes até as 23h.

Araguaia:

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h;
  • Área de alimentação: das 10h às 22h;

Bougainville:

  • Lojas e quiosques: 10h às 21h;
  • Área de alimentação: 10h às 21h (delivery e drive-thru até as 22h)

Passeio das Águas:

  • Lojas e área de alimentação: das 10h às 22h;

Shopping Cerrado:

  • Lojas e área de alimentação: das 10h às 22h.

Hospitais:

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), pelo feriado ser no sábado, as unidades de saúde continuarão funcionando assim como nos outros sábados comuns. Centros de urgência em atendimento com funcionamento normal e as unidades administrativas fechadas.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.

Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19, de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Uruaçu e Porangatu não vão sofrer alterações no atendimento durante o feriado.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

G1