Buscando competição direta com a Mi Band, Gear Fit e outros produtos do gênero, a Amazon anunciou hoje o lançamento da Amazon Halo, a sua pulseira fitness gerenciada via aplicativo de smartphone. O produto ainda não está completamente disponível no mercado, sendo liberado pela empresa nos EUA, em formato de teste para público seleto.

Amazon Halo traz algumas diferenças que prometem colocá-la à parte de suas concorrentes, usando recursos de inteligência artificial (IA) para determinar, com maior precisão, o teor de gordura corporal dos usuários, bem como identificar níveis de estresse por meio de análise do seu tom de voz.

“Mesmo com o crescimento nos serviços digitais de saúde na última década, nós não enxergamos nenhum aprimoramento correspondente no bem-estar da população dos EUA. Nós estamos usando a profunda expertise da Amazon em inteligência artificial e machine learning para oferecer aos clientes uma nova forma de descobrir, adotar e manter hábitos personalizados de saúde. Isso é muito mais do que o número de passos que você dá num dia ou quantas horas você dorme. O Amazon Halo combina as mais novas ciências médicas, dados altamente precisos por meio dos sensores da Halo Band e IA de ponta para trazer uma abordagem aprofundada, aprimorando sua saúde e bem-estar”

Dr. Maulik Majmudar, Principal Medical Officer, Amazon Halo

Amazon Halo: Produto e Serviço

Segundo a Amazon, há dois pilares pertinentes ao lançamento: o primeiro é a própria pulseira fitness, enquanto o segundo é um serviço de assinatura exclusivamente criado para esse produto.

Amazon Halo Band, nome oficial da pulseira, não contém nenhum display, sendo mais focada em sensores de alta potência que “podem entregar dados altamente precisos”, segundo a empresa, além de conter um acelerômetro, um sensor de temperatura, monitor cardíaco, dois microfones, um LED indicativo de funcionamento e, finalmente, um botão físico para acionamento dos microfones e outras funções. A pulseira traz resistência à água e uma bateria de duração de até sete dias, com recarga completa de 90 minutos.

Amazon Halo Band: as três principais cores (Imagem: Divulgação/Amazon)
Amazon Halo Band: as três principais cores (Imagem: Divulgação/Amazon)

Falando na pulseira, serão dois formatos: uma de silicone, mais esportiva; e outra mais texturizada. Ambas trazem 15 variações de cor — sendo as principais ônix, azul claro e rosa-salmão. As outras custarão US$ 15,99 (R$ 89,14 na cotação atualizada) para cada modelo esportivo, enquanto pulseiras mais trabalhadas sairão por US$ 19,99 (R$ 111,44).

Já a plataforma em si consiste de um serviço por assinatura mensal: além do preço de US$ 99,99 (R$ 557,64 na cotação atualizada) — US$ 69,99 (R$ 390,33) neste período de teste e nos primeiros seis meses –, você ainda terá que desembolsar outros US$ 3,99 (R$ 22,25) para a plataforma Amazon Halo, que confere o acesso às funções mais avançadas de todo o pacote.

A Amazon Halo Band também contará com pulseiras extras, vendidas separadamente (Imagem: Divulgação/Amazon)
A Amazon Halo Band também contará com pulseiras extras, vendidas separadamente (Imagem: Divulgação/Amazon)

Tudo isso é gerenciado por meio de um aplicativo de smartphone, que se concentra em cinco pilares específicos:

  • Activity refere-se às rotinas físicas e exercícios, analisando suas informações com base nas diretrizes estabelecidas pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) bem como as mais recentes pesquisas clínicas. O objetivo é conferir pontos baseados na intensidade e duração dos movimentos. Em outras palavras: você ganha pontos por caminhar, mas ganha mais pontos por correr. Fora isso, um ponto será deduzido por hora dentro de um ciclo de oito horas sem treino
  • Sleep é o pilar que mede a qualidade do seu sono, analisando seus movimentos, ritmo cardíaco e temperatura para medir tempo em sono profundo versus o tempo acordado. Os sensores da pulseira conseguem avaliar o usuário continuamente, sem a necessidade de recarga diária. Pela manhã, a Amazon Halo Band vai pontuar o usuário de 0 a 100, exibindo um relatório compreensivo de informações.
  • Body é a função que emprega a inteligência artificial da Amazon para estabelecer um valor mais preciso do teor de gordura corporal do usuário. Segundo a empresa, essa medida é mais clinicamente indicada como um parâmetro de saúde do que o Índice de Massa Corporal (IMC), que possui diversas interpretações. A Amazon alega que ferramentas clínicas de medição de gordura são caríssimas e, geralmente, de uso exclusivo de médicos, porém a Amazon Halo Band promete entregar um valor próximo ao que você teria em uma consulta.
  • Tone é o emprego da inteligência artificial da Amazon para analisar o tom de voz do usuário, em busca de sinais de estresse, positividade e flutuações de humor a fim de melhor compreender e aprimorar sua comunicação e relacionamentos — com a capacidade de criar relatórios de episódios de curto e longo prazo. Por exemplo: uma reunião particularmente estressante de um dia até então satisfatório seria marcado como um “episódio” que justificaria uma queda de positividade e bem-estar.
  • Labs é o aspecto de “gamificação” da Amazon Halo Band, onde a pulseira estabelece uma série de desafios para que o usuário cumpra em busca de uma rotina mais saudável. Tais desafios são criados utilizando as métricas obtidas nos outros pilares, daí a vantagem do usuário ter uma série de “missões” especificamente desenhadas para ele. Por exemplo: a pulseira pode identificar o uso de cafeína em certas horas do dia e recomendar que você reduza esse consumo em um certo período de tempo.
Um aplicativo de smartphone, compatível com aparelhos iOS e Android, controla a visualização e relatório dos dados da Amazon Halo Band (Imagem: Divulgação/Amazon)
Um aplicativo de smartphone, compatível com aparelhos iOS e Android, controla a visualização e relatório dos dados da Amazon Halo Band (Imagem: Divulgação/Amazon)

A grosso modo, a ideia da Amazon Halo Band é um pouco mais detalhada do que outras pulseiras fitness do gênero: enquanto suas concorrentes estabelecem métricas com base nas atividades físicas, mas não vão muito mais longe que isso, a Amazon quer ser um parâmetro de mudança de rotina, incentivando usuários a adotarem hábitos mais saudáveis dentro do seu dia a dia.

Ainda assim, a empresa afirma que a Amazon Halo Band não é um dispositivo médico, usando isso como justificativa para que ela não tenha que passar pela aprovação de organismos públicos de controle de saúde, como a Food and Drug Administration Agency (“FDA”, na sigla em inglês).

Um dos recursos da Amazon Halo Band é usar a inteligência artificial para traçar um modelo mais preciso da gordura corporal do usuário (Imagem: Divulgação/Amazon)
Um dos recursos da Amazon Halo Band é usar a inteligência artificial para traçar um modelo mais preciso da gordura corporal do usuário (Imagem: Divulgação/Amazon)

Finalmente, as informações dos usuários são protegidas e seguem privadas, podendo ser baixadas e apagadas pelo próprio consumidor conforme ele sentir a necessidade. O programa também oferece integração com aplicações de terceiros, como a entidade WW (anteriormente conhecida nos EUA como “Weight Watchers”, a versão americana dos nossos “Vigilantes do Peso”). A Amazon não afirmou quando a Halo Band estará completamente disponível, nem confirmou se há planos de levar o produto a mercados internacionais. Usuários não pagantes ainda poderão usar a pulseira, com acesso limitado apenas às funções básicas de monitoramento (ou seja, igual a qualquer outra fitness band do mercado).

Fonte: Amazon