A tradicional festa de Ano Novo foi cancelada nas principais cidades turísticas de Goiás. Em algumas cidades, a administração municipal liberou eventos internos em hotéis e restaurantes, desde que sigam as regras de higiene pessoal e sanitária para evitar o contágio do coronavírus.

As principais cidades vão fiscalizar os pontos turísticos e as áreas públicas, em parceria com a Polícia Militar, para dissipar focos de aglomeração durante a celebração da virada do ano.

Veja abaixo como ficam os eventos em Goiás:

Caldas Novas

Resort em Caldas Novas, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Resort em Caldas Novas, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Umas das principais cidades turísticas do estado, que atrai milhões de turistas o ano inteiro, cancelou a tradicional queima de fogos neste ano.

A Prefeitura de Caldas Novas, porém, autorizou aos hotéis, resorts e restaurantes realizarem eventos dentro de suas dependências, desde que obedeçam as regras de higiene pessoal e sanitárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária municipal, como a limpeza frequente de lugares comuns e uso de máscaras.

O cancelamento da festa que seria custeada pela prefeitura foi anunciada em decreto, bem como as regras para as festas particulares. Os estabelecimentos que não cumprirem as medidas podem ser interditados.

Pirenópolis

Pirenópolis registra aglomeração durante feriado, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Pirenópolis registra aglomeração durante feriado, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A secretária municipal de Saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues da Silva, explica que o município também adotou medidas similares às de Caldas Novas. As festas de virada de ano serão permitidas apenas em estabelecimentos privados.

O diferencial é que a cidade instalou barreiras sanitárias para controlar a entrada de pessoas. De 26 de dezembro até o dia 31, fica autorizada a entrada de moradores e turistas com reservas comprovadas para o Ano Novo. A prefeitura também cancelou a queima de fogos.

Segundo a secretária, nesse momento de pandemia, a prioridade é a saúde da população local.

Goiânia

Goiânia cancelou a festa de Ano Novo — Foto: Divulgação
Goiânia cancelou a festa de Ano Novo — Foto: Divulgação

A capital foi outra cidade que cancelou a festa de réveillon. A Prefeitura de Goiânia vai fiscalizar as áreas públicas e pontos turísticos com potencial para aglomeração de pessoas para dissipar focos de pessoas, por meio da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

Aruanã

Rio Araguaia cheio em Aruanã, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Rio Araguaia cheio em Aruanã, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

já a Prefeitura de Aruanã cancelou todos os tipos de festas no ano novo, tanto a pública quanto as privadas. Segundo o prefeito da cidade, Hermano de Carvalho, nenhum evento será tolerado no município.

A prefeitura pediu apoio da Polícia Militar para fiscalizar as principais áreas públicas e turísticas, como o rio Araguaia, que costuma atrair milhares de turistas.

Cidade de Goiás

Praça do Coreto, na cidade de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Praça do Coreto, na cidade de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A Prefeitura de cidade de Goiás determinou em decreto o fechamento das vias públicas que dão acesso à Praça do Coreto, principal ponto turístico do município. A festa de ano novo também foi cancelada por causa da pandemia.

O documento proibiu ainda o uso de som mecânico e automotivo, bem como o de caixa sonora amplificadora portátil, aquelas caixas grandes que podem ser levadas para qualquer lugar, no perímetro da praça, que será fiscalizada pela Polícia Militar.

Serão permitidos, segundo a prefeitura, manifestações artísticas de pequeno porte com participação de até duas pessoas que, juntamente com o público presencial, deverão observar o protocolo sanitário da cidade e o uso obrigatório de máscaras de proteção facial.

G1