Pelo menos sete pessoas morreram e outras dez ficaram feridas na noite de sexta-feira, após um ataque suicida contra uma sorveteria em Mogadíscio, capital da Somália, informou o serviço de Saúde à imprensa local.

O ataque atingiu a sorveteria popular “Gelato Divino”, que fica em uma movimentada estrada que leva ao aeroporto internacional da capital.

Segundo testemunhas, um homem entrou no estabelecimento e detonou os explosivos presos ao seu corpo.

Entre as vítimas estão jovens, líderes comunitários e um funcionário da embaixada da Somália na Etiópia, informou a imprensa.

O embaixador da União Europeia (UE) na Somália, Nicolás Berlanga, condenou o ataque e enviou as suas condolências aos familiares das vítimas.

“Todos nós que trabalhamos por uma Somália próspera e estável estamos tristes esta manhã com a perda de vidas humanas. Mas nossa esperança é mais forte do que sua raiva cega”, disse Berlanga.

O primeiro-ministro da Somália, Mohamed Hussein Roble, também condenou o ataque e pediu unidade na “luta contra o terrorismo”, no país que planeja realizar eleições parlamentares em dezembro e presidenciais em fevereiro de 2021.

Mogadíscio sofre ataques frequentes da Al Shabab, uma organização filiada desde 2012 à rede terrorista al-Qaeda, que controla áreas rurais do centro e do sul do país. Os insurgentes pretendem estabelecer um Estado Islâmico Wahhabi (ultraconservador) na Somália.

Em outubro de 2017, dois caminhões-bomba explodiram na capital, deixando mais de 500 mortos, em um atentado atribuído ao grupo rebelde.

A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um governo efetivo e nas mãos de milícias islâmicas.

G1