O Ministério da Saúde confirmou que Goiás registrou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. Inicialmente, de acordo com a pasta, dois casos foram notificados no estado, mas um deles foi descartado porque não atendia aos critérios de definição.

O caso investigado é de uma moradora de Goiânia, de 43 anos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), que aguarda os resultados para confirmar ou não se a mulher está infectada com o vírus.

Ao todo, até o momento, no Brasil, foram notificados 80 casos de varíola dos macacos. Destes, 20 casos foram confirmados, e 14 casos, incluindo o de Goiás, continuam suspeitos.

Segundo o Ministério da Saúde, a investigação dos casos suspeitos está em andamento, e as coletas para análise laboratorial já foram realizadas.

“Os resultados são aguardados”, diz a pasta em informe sobre o cenário epidemiológico nacional. A transmissão da doença ocorre por meio do contato com as lesões e por gotículas de saliva.

Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve ser imediatamente isolada para a coleta das amostras clínicas. É considerado caso suspeito o indivíduo que, a partir do dia 15 de março de 2022, tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo. Entre os sintomas, também estão a febre e o inchaço dos gânglios (linfonodos).

Metrópoles