Geração de emprego, liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros ajudaram na movimentação do comércio, segundo presidente da Alshop.
De acordo com dados da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) em parceria com o Ibope, as vendas de Natal subiram 9,5% em comparação com 2018. É a maior alta desde 2014. A Alshop é formada por 400 empresas que tem a representação de mais de 30 mil pontos de vendas pelo País. Também segundo o estudo, o faturamento dos shoppings neste ano foi de R$168,2 bilhões. Foram analisados 762 pontos de vendas em todo o Brasil.
Em entrevista ao Jornal Valor Econômico, Nabyl Sahyoun, presidente da Alshop credita ao crescimento das vendas “a retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano.”
De acordo com a Alshop, foram abertos no ano de 2019, 12 empreendimentos comerciais, sendo cinco no Sudeste, dois no Centro-Oeste, três no Sul e dois no Nordeste. A previsão é de que se construa 30 shopping centers no País, nos próximos três anos. Sendo 20 deles no interior e 10 nas capitais. Os trabalhos temporários também aumentaram. Foram 40% a mais que em 2018, o que representou a abertura de 103 mil postos. A previsão é de que, ao menos, 20% deles se tornem cargos efetivos.
Já o comércio eletrônico cresceu 15% neste ano e movimentou R$11 bilhões neste Natal. Em 2019, o faturamento em vendas foi de R$61,2.
Fonte: Jornal Opção