Neste sábado, dia 26, a Unidade Móvel do Hemocentro, em parceria com a BPW Goiânia, estará no Lago das Rosas, em Goiânia, para a realização da Campanha Doando Vida. A ação será realizada das 8 às 16 horas, no estacionamento ao lado da entrada do Zoológico. Para evitar aglomeração, a BPW Goiânia fará o agendamento das doações por meio de site. Apenas horários agendados serão atendidos.

A diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, do Governo de Goiás, Denyse Goulart, reforça a importância da doação mesmo em tempos de pandemia. “É importante destacar que a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades públicas de saúde. Muitas pessoas dependem de transfusão sangue, sem contar os atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos. Para se ter uma ideia, nossa demanda média mensal está próxima de 3,8 mil bolsas de sangue”, destaca.

Segundo a diretora, a adesão da população tem sido primordial para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue da Hemorrede em Goiás, mas, ainda assim, as unidades enfrentam a maior baixa do ano de 2020.

“No último mês, registramos uma queda de 36% nas doações, muitos doadores frequentes estão impedidos de doar por estarem em grupos de risco ou por terem tido contato com pessoas com Covid-19, por isso, precisamos que as pessoas que estão aptas façam sua doação”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Saúde da BPW Goiânia, Jordana Ribeiro, cada doação conta e todos devem somar forças para salvar vidas. “Nosso objetivo é repor os estoques de sangue que estão muito baixos nesse período e também sensibilizar pessoas para doarem sempre”, comenta.

Para participar da ação de sábado basta entrar no site da campanha www.doandovida.bpwgoiania.com.br e realizar o agendamento.

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são:
Estar saudável.
Ter peso acima de 50 kg.
Não estar gestante.
Apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Para facilitar o atendimento, serão aceitos como documento oficial a CNH digital e/ou e-título.

Governo de Goiás