Segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa Brasil tem 168.218 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta sexta-feira, 20. O número total de casos registrados é de 5.987.219, conforme os números apurados nas secretarias de saúde de cada Estado.

A variação da média móvel de óbitos no País foi de mais de 54% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid.  Nos últimos 7 dias, a média foi de 544.

Nas últimas 24 horas, 35.686 casos foram registrados e média móvel nos últimos 7 dias foi de 28.635 novos diagnósticos por dia, uma variação de mais de 77% em relação aos casos registrados em duas semanas. Os índices apontam para uma forte tendência de alta em relação aos números das últimas duas semanas.

Goiás é um dos Estados em que a média móvel de mortes está em alta. Nos últimos sete dias, o aumento no registro de mortes por Covid no Estado é de 119% e a média móvel atual é de 16 mortes por dia. 

Apesar dos especialistas afirmarem que no Brasil, a primeira onda de Covid-19 não passou, pois o número de casos e mortes não reduziu a ponto do País dizer que a doença estava controlada. Assim essa nova alta no número de casos já causa preocupação nas autoridades. 

O deputado federal José Nelto, vice-líder do Podemos, em nota, sugeriu ao governador Caiado que faça uma reunião virtual com os gestores do executivo municipal, tanto os que estão no mandato, quanto os eleitos, que convide também a Associação Comercial de Goiás, os empresários goianos, para começar a prevenção contra essa possível retomada feroz no número de casos de COVID-19. “Não podemos esperar o pior acontecer para agir”, alerta.

Jornal Opção